Imprimir

Imprimir Notícia

04/08/15 às 23:39

FIM DO BLOQUEIO: - MLT alcança objetivo, libera as estradas e representará o novo Superintendente na reunião desta 4ª no INCRA

Acabou o bloqueio nas estradas federais do Estado de Mato Grosso. O coordenador do movimento da paralisação, Jaciel Alves Bueno, líder nacional do MLT - Movimento Luta pela Terra, anunciou o final do bloqueio no início da noite desta terça feira, 04, e falou com o site IN por telefone.
 
O desfecho do caso aconteceu nesta segunda feira em Brasília, com a exoneração do Superintendente do INCRA-MT, Salvador Soltério, principal reivindicação do grupo e o motivo da paralisação. 
 
Tanto a exoneração, como a nomeação do novo Superintendente Interino do órgão, o engenheiro agrônomo Giuseppe Serra Seca Vieira, estão publicados na edição de hoje, terça feira, do Diário Oficial da União.
 
Em entrevista ao site Olhar Direto, de Cuiabá, publicada hoje, Salvador reconheceu que sua situação ficou insustentável com a paralisação das estradas e com a ocupação desde o último dia 27 da sede do INCRA na capital por cerca de 400 famílias; ambos os movimentos coordenados pelo MLT. 
 
Na entrevista, Salvador disse que "pediu demissão". 
 
Ao site Interessante News, Jaciel disse  nesta terça feira, que o ex-Superintendente era "macumunado" com movimentos sociais de forma irregular, por exemplo, concedendo cestas básicas onde nem assentamento havia. "Por isso me revoltei e exigi sua saída" disse ele.
 
                        FIM DO BLOQUEIO E REUNIÃO NO INCRA-MT
 
Jaciel confirmou o final do bloqueio em todas as estradas que estavam sendo boqueadas, e disse que permanecerá em Cuiabá, pois a pedido do novo Superintendente, o representará na reunião do INCRA-MT que acontecerá nesta quarta feira, 05, com os funcionários do órgão.
 
Segundo ele, os funcionários estão com indicativo de greve devido a uma questão no reajuste dos vencimentos, e o novo Superintendente, que só chegará em Cuiabá na quinta feira, pediu que ele o representasse na reunião.
 
"Ele nos pediu que o representasse na reunião perante os funcionários, e que passássemos para eles, que não tomassem nenhuma atitude antes da sua chegada, na quinta feira, e nós o faremos. Por isso vamos permanecer em Cuiabá" disse.
 
Animado e feliz com o andamento das coisas, Jaciel disse estar otimista com ralação a execução da reforma agrária no Estado, de forma regular e dentro da lei, o que, segundo ele, antes não acontecia. "Vamos pedir a exoneração de todas as chefias das Unidades Avançadas do INCRA no Estado, pois alí está um fator de entravamento no processo" pontuou.
 
Em Nova Xavantina, membros do MLT que realizaram a paralisação na BR-158 durante nove dias comemoraram o fim do bloqueio e o andamento do processo. Segundo postagens no what zap, "conseguimos nossa primeira vitória", diziam eles.
Imprimir