Imprimir

Imprimir Notícia

30/06/15 às 10:42

Em carta, vítima enaltece trabalho da Polícia Civil na recuperação de Land Rover

Um cidadão que teve o veículo recuperado pela Polícia Judiciária Civil demonstrou sua satisfação com o trabalho da polícia, por meio de “Nota de Reconhecimento de excelente prestação de serviço público”. O texto foi encaminhado ao governador do Estado, Pedro Taques, ao secretario de segurança Pública, Mauro Zaque e ao delegado geral, Adriano Peralta Moraes. 

Na nota, o proprietário do veículo, Eliezer Contúrbia Neves, conta que durante os oito meses de buscas, chegou a ser orientado a buscar criminosos oferecendo resgate do veículo. “Sempre me pareceu surreal não contar com o trabalho público de Segurança e por isso nunca perdi a esperança de recuperar meu carro”, diz trecho da nota. 

O veículo Land Rover Defender foi roubado no dia 09 de agosto de 2014, na Avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá. O veículo foi recuperado no dia 26 de março, em uma revendedora de automóveis no município de Apiacás (1.010 km ao Norte de Cuiabá). 

O carro de luxo estava com placas clonadas do Estado de Minas Gerais. Em investigação, a Polícia Civil constatou que o veículo com a placa e chassi verdadeiros, estava circulando normalmente na cidade de Vespasiano (MG). 

No dia 31 de março, o consultor em turismo soube da recuperação do veículo e teve certeza que era o seu, mas estava viajando a trabalho. Vinte dias depois, reuniu fotografias e documentos e buscou a Diretoria da Polícia Civil. Ele foi atendido pelo diretor do interior Wilson Leite e o diretor metropolitano Miguel Rogério Gualda Sanches, que deram os encaminhados para recuperação do carro. 

“Tantos depoimentos de descaso do serviço público me fizeram notar algo relevante nessa equipe. Agilidade, comprometimento, empatia e celeridade. No dia seguinte eu estava na estrada com destino a Paranaita-MT, onde ela (a Land Rover) havia sido deslocada para o pátio da delegacia”, destaca na carta Eliezer.  

“Cheguei lá e encontrei uma delegacia diferente. Limpa, organizada, arejada, clara, bem cuidada e de certa forma, harmoniosa. Na entrada, cordialidade e respeito desde o primeiro atendimento”, falou sobre a delegacia e a equipe do delegado Marcos Cezar Faria Lyra.
 
“Essa equipe na pessoa do delegado Marcos Lyra, agiu na mais completa lisura afastando sequer o assunto de recompensa. Saí de lá acompanhado do sorriso e do aceno da equipe que foram até a frente da delegacia me ver levar o veículo”, completou. 

O delegado Marcos Cezar Faria Lyra contou a emoção no momento da entrega do veículo, com o qual toda a família tinha um vínculo muito forte. “Enquanto Elizer e a esposa estavam aqui, os dois se emocionaram muito e a todo o tempo, mesmo não estando presentes, os filhos ligavam para confirmar se o veículo era mesmo o deles. Gostaríamos de ter o poder de fazer ações como estas todos os dias”, destacou o delegado. 

Eliezer finaliza a nota dizendo que tudo que passou fez se sentir um cidadão brasileiro, vendo o retrato de um país que ama e deseja. “Me senti humano numa delegacia humanizada. Me senti seguro e protegido e tive um bem precioso devolvido por um comportamento corretíssimo”, concluiu. 
Participaram da apreensão, os policiais civis Miguel Pereira de Almeida, Reinaldo, Clodoaldo Lopes de Lima e João dos Santos Rocha, coordenados pelo delegado de polícia Marcos Cézar Lyra. 
Imprimir