Imprimir

Imprimir Notícia

11/01/17 às 19:25 | Atualizada: 11/01/17 às 19:36

5 dicas para conservar o motor do seu carro

O motor é a parte fundamental para o funcionamento de um automóvel e, devido à quantidade de peças que possui, o custo de manutenção e reconstrução desse equipamento é muito alto.

Apesar de contarmos com diversas montadoras nacionais que são referência neste quesito, algumas dicas irão te ajudar a manter seu carro sempre em ótimo estado

1. Escolha de uma boa gasolina
  Uma das formas de garantir o bom funcionamento do seu carro é utilizar um combustível de qualidade. Diferentemente da gasolina comum, que deixa resíduos, a gasolina aditivada é uma opção interessante, pois esse combustível possui detergentes e dispersantes que manterão o motor limpo e garantirão o bom desenvolvimento do veículo.

2. Verificação do radiador
 Para evitar o superaquecimento do motor, os fabricantes utilizam um método de refrigeração do radiador cuja função é equilibrar a temperatura do carro para evitar o congelamento ou aquecimento das peças. Por isso, é importante verificar com frequência o nível do líquido do radiador, que é composto por aditivo e água limpa. Na hora de fazer a manutenção, verifique as recomendações do fabricante.  
 
3. Aceleração e troca de marchas
O modo como você conduz o veículo também pode reduzir o tempo de vida útil das peças. Por isso, evite acelerar o carro assim que ligá-lo; espere alguns minutos em movimento para que o motor aqueça. A troca de marcha também não pode ser realizada bruscamente. Verifique no manual do seu carro qual a velocidade ideal para cambiar o veículo.

4. Manutenção dos filtros  
Responsáveis pela retenção das impurezas liberadas pelo motor e, com isso, garantindo que somente o ar limpo chegue até o carburador, os filtros de ar precisam ser trocados com frequência. Já o filtro de óleo faz a retenção de partículas de metal liberadas pela fricção das peças do motor. Ele impede que essas partículas se acumulem e danifiquem as peças. Os filtros precisam ser trocados quando o carro atingir 10 a 15 mil quilômetros rodados.
 
5. Cuidados com o óleo do motor           
A falta de manutenção do óleo pode causar sérios danos em seu veículo, como o travamento do motor, por exemplo. O lubrificante limpa o motor e facilita a movimentação das peças. Por esse motivo, é importante fazer a troca dentro do prazo estabelecido pela montadora. Além disso, não coloque qualquer tipo de óleo no carro, verifique no manual do fabricante a especificação correta.

 
Imprimir