Imprimir

Imprimir Notícia

25/12/16 às 19:05

Ficou na história - Aloha Wanderwell, aventureira do mundo que passou por MT

Idris Galcia Hall nasceu em 13 de outubro de 1906 na cidade de Winnipeg, capital da maior cidade da província de Manitoba, localizada na região central do Canadá. Em 1914, no início da Primeira Guerra Mundial, seu pai se juntou a Força Expedicionária Canadense e foi tenente de Infantaria depois de chegar na Inglaterra.

Em junho de 1917, seu pai foi morto em combate em Ypres , na Bélgica.  Com a perda do pai, Idris ficou rebelde com sua própria vida. Com a esperança de domar suas tendências rebeldes, sua mãe enviou Idris para internatos na Bélgica e depois para Chateau Neuf em Nice. Em 1922, Idris quando tinha 16 anos, Walter Wanderwell estava recrutando pessoas para uma corrida de resistência ao redor do mundo, com um Ford modelo T, na intenção de visitar a maioria dos países dos 4 continentes.

Wanderwell havia sido preso nos Estados Unidos durante a guerra , sob suspeita de ser um espião alemão. Idris entao foi recrutada para servir de tradutora , motorista e secretária desta incrivel expedição. Assim ficou conhecida como " Aloha Wanderwell " .

Expediçao esta que foi parcialmente patrocinado pela Ford Motor Company e por palestras e exibição de filmes durante suas viagens. Nessa época Aloha foi anunciado como "a menina mais viajada do mundo" . Ela se casou com seu companheiro de viagem, Walter Wanderwell, eles tiveram dois filhos e continuaram a viajar pelo mundo , registrando suas viagens no filme. Aloha deu à luz uma filha, Valri, em dezembro de 1925.

Banana e gordura de elefante
O Wanderwells continuou suas viagens, navegando para Cuba e África do Sul. Além de lidar com estradas precárias, os Wanderwells também tiveram dificuldade em encontrar gasolina para seus veículos. Durante suas viagens através de África decorrentes 1926-1928 , eles usaram bananas esmagadas para graxa e gordura elefante de óleo do motor.

A turnê mundial incluiu incrivelmente: 43 países em 4 continentes.
Autor Stookie Allen sustentou que Hall havia cortado o cabelo dela e lutou como um membro da Legião Estrangeira Francesa. Os Wanderwells voltaram para os Estados Unidos , onde fez uma casa em Miami em 1929. Posteriormente foi doado um de seus Modelo T (Little Lizzie/ Lizinha ) a Henry Ford antes de triagem de um filme, de carro e câmera ao redor do mundo.  Em 1942, Henry Ford decidiu que Lizinha era de importância histórica e doou para ser doada como esforço de guerra.


No Brasil


Em 1930 e 1931, os Wanderwells viajaram para o estado de Mato Grosso , no Brasil . Eles montaram acampamento em Cuiabá e foram dados como desaparecidos pelo explorador Percy Fawcett , que vai ter a história em filme e tem estreia nacional em 20 de abril de 2017.  Eles fizeram vários vôos com um hidroavião, uma vez ficaram sem combustível no rio Paraguai e receber ajuda do povo Bororo. Cinegrafista da equipe filmou uma dança cerimonial, um cenário de primeiro contato com os extintos indios Bororos.


Um filme mudo de 32 minutos chamado de "O último dos Bororos", é preservada em estudos humanos pela Film Archives da Instituição Smithsonian e inclui reunião do Aloha com o brasileiro explorador Cândido Rondon. No final de 1932, o casal adquiriu um iate, o Carma 110 metros, com a intenção de documentar a sua viagem aos Mares do Sul.  
Em 5 de dezembro de 1932, um dia antes eles estavam para embarcar, Walter Wanderwell foi assassinado no iate no porto perto de Long Beach, Califórnia e o verdadeiro assassino nunca foi encontrado. Aloha aprendeu a pilotar um hidroavião.

Ela se casou com WAWEC cinegrafista Walter Baker em 26 de dezembro de 1933. O casal viajou para a Indochina com Aloha onde foi cercado por cinco manadas de elefantes, onde foi necessário atirar neles para se salvar. Ela continuou a dar palestras e escreveu um relato autobiográfico de suas viagens: Call to Adventure! , publicado em 1939.  

O casal finalmente se estabeleceu em Cincinnati, Ohio, onde trabalhou em Wanderwell radiodifusão e jornalismo impresso.  Mais tarde, ela e Baker se mudaram para Ilha em Newport Beach, Califórnia.

- See more at: http://www.24horasnews.com.br/entretenimento/ver/aloha-wanderwell-aventureira-do-mundo-que-passou-por-mt#sthash.khnF5FKE.dpuf
Imprimir