Imprimir

Imprimir Notícia

20/12/16 às 14:46

Natal terá chuva na maior parte do Brasil

A primeira quinzena de dezembro já trouxe vários temporais para todas as Regiões do Brasil. Como é normal nesta época, o ar quente e úmido já está espalhado sobre o país facilitando a formação de nuvens carregadas que provocam chuva forte. Oficialmente, o verão começa nesta quarta-feira (21), às 8h44, horário de Brasília e o primeiro fim de semana da nova estação será especial com as comemorações do Natal.
 
Na Região Sul, a passagem de uma frente fria pelo mar estimula a formação de nuvens carregadas no fim de semana de Natal. Para o dia 24 de dezembro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão sujeitos a chuva a qualquer hora do dia intercalando períodos de sol. Com o excesso de nuvens, vento soprando um pouco mais frio a véspera de Natal terá uma temperatura mais amena nas cidades serranas, principalmente a noite. No Paraná, o dia será de sol, calor com sensação de abafamento. Podem ocorrer temporais isolados no decorrer do dia.

Nas capitais do Sul, a noite de Natal será abafada, com sensação de calor. O risco de chuva é alto para Curitiba e Florianópolis, podendo chover até com moderada intensidade. Porto Alegre passa a noite e Natal com muitas nuvens, mas a expectativa é apenas de chuviscos.

O dia de Natal, 25 de dezembro, promete mais chuva e raios para o Sul do Brasil. Há risco de temporais! O ar fica abafado e outra frente fria se aproxima da Região. As pancadas de chuva vão ocorrer especialmente à tarde e à noite. A fronteira com Uruguai terá chuva desde cedo.
 
O primeiro fim de semana do Verão vai ter a cara da estação no Sudeste. A véspera de Natal será marcada por muito sol e calor na Região. Vai dar praia quase o dia todo. Só há previsão de chuva no fim da tarde no litoral de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro, região de Angra dos Reis e de Paraty. Na Grande Belo Horizonte e em todo o centro-norte de Minas Gerais, no Espírito Santo e no Grande Rio e no norte fluminense, o dia 24 de dezembro será um dia com muito sol, algumas nuvens, mas sem chuva! As demais áreas também terão sol e calor, mas não dá para descartar o risco de temporais isolados a partir da tarde por causa do ar abafado.

A noite de Natal será com sensação de abafamento em todo o Sudeste. Nas capitais, o risco de chuva é alto apenas em São Paulo. O Rio de Janeiro terá algumas nuvens, mas não deve chover. Em Belo Horizonte e em Vitória, a noite de Natal deve ser com tempo firme, sem chuva.

No domingo, 25 de dezembro, dia de Natal, a Região Sudeste continua quente e dá para aproveitar a praia. Em Vitória e no norte de Minas Gerais, o dia será com sol forte e sem chuva. As outras áreas da Região Sudeste também terão sol, mas com muita nebulosidade. Com o calor, as pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer à tarde e à noite, incluindo as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Na Região Centro-Oeste, muita umidade, ar abafado e mais chuva para o Natal. A previsão é de um fim de semana de sol  e calor. A sensação de abafamento será grande. Por causa do tempo quente, úmido e abafado são esperadas pancadas de chuva em geral à tarde e à noite. A chuva não será generalizada e não vai se prolongar por muitas horas, mas vem com raios e pode ser forte. Só não deve chover na véspera de Natal na capital federal. Brasília terá predomínio de sol e muito calor sem chuva.

O calor vai marcar a noite de Natal nas capitais do Centro-Oeste. Para Brasília, a previsão é de tempo seco. Goiânia, Campo Grande e Cuiabá podem ter rápidas pancadas de chuva até o começo da noite, mas depois o tempo fica seco.

Já em Cuiabá para o dia 25 de dezembro, a previsão é de outro dia com muito calor, sol e pancadas de chuva com raios à tarde e em parte da noite em praticamente todo o Centro-Oeste. A chance de chover é baixa no oeste de Mato Grosso do Sul.

No Norte do Brasil, o Natal será marcado por calor e pancadas de chuva. Muitas áreas de instabilidade ficarão bastante ativas na véspera de Natal deixando quase toda a Região Norte com muitas nuvens o dia todo e chuva frequente, que por vezes podem ser fortes. A chuva ocorre principalmente à tarde e à noite. Em Rondônia, centro-sul do Amazonas e no Tocantins, o sol aparece forte e as pancadas só devem ocorrer a partir da tarde.

No dia 25 todo o Norte fica muito abafado na noite de Natal. Nas capitais, o risco de chuva é alto em Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém, Porto Velho e Rio Branco. A chance de chover na noite de Natal é baixa apenas em Palmas, capital do Tocantins.

No dia 25 de dezembro, o tempo fica mais instável em quase toda a Região Norte. Em Palmas e no centro-leste e sul do Tocantins, o sol fica forte e não deve chover. Para os demais áreas, a previsão é de um dia com muitas nuvens, chuva a qualquer hora e períodos com sol ou só o mormaço. Há risco de raios e de chuva forte em todos os estados.

Já no Nordeste, o Natal será marcado por muito sol e calor. Mas, também vai ter um pouco de chuva no interior e nas praias! Mas a chuva que ocorrer será rápida e não vai se prolongar por muitas horas. No dia 24, véspera de Natal, não deve chover no sul do Piauí, oeste de Pernambuco e no centro-oeste da Bahia. Nas praias, a faixa entre o Maranhão e Pernambuco terão muitas nuvens, chuva a qualquer hora e alguns períodos com sol. Sol e pouca chuva no litoral entre Alagoas e o sul da Bahia.

A noite de Natal será bem quente e abafada em todas as capitais do Nordeste. A chance de chover à noite é baixa em Salvador, Aracaju e Maceió. As outras capitais, podem ter chuva com até moderada intensidade.

No dia 25 de dezembro, quase toda a Bahia, o oeste de Pernambuco e o sul do Piauí terão muito sol e não há previsão de chuva. Pode chover rápido no litoral da Bahia, mas o sol aparece. As outras áreas do Nordeste terão períodos com sol e pancadas de chuva no decorrer do dia.
Imprimir