Imprimir

Imprimir Notícia

17/12/16 às 09:51

Produtores devem monitorar presença do fedegoso nas lavouras

Conhecida como fedegoso, a planta já causou problemas na safra passada e pode ser razão para restrição das cargas de soja pelas tradings no atual ciclo. A planta daninha deve ser monitorada de perto nesta safra 2016/2017 pelos sojicultores.

Segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja-MT), na última safra (2015/2016), algumas tradings dificultaram o recebimento da soja por conterem sementes da planta daninha misturadas aos grãos, entre elas o fedegoso.

O arbusto ereto pode chegar até 1,6 metros de altura. O fedegoso é um arbusto anual da família leguminosas-cesalpiniáceas e possui flores amarelo-ouro e vagens curvas, sendo comum em lavouras de soja. Ele tem substâncias tóxicas que podem contaminar uma carga inteira.
 

Marcos da Rosa, Presidente da Aprosoja Brasil
O presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa, comenta que há três anos que as tradings estão apertando o cerco e não recebem cargas de soja com grãos de algumas ervas daninha. Marcos acrescenta que nessa safra tem aparecido muito fedegoso nas lavouras e não se sabe ao certo o motivo. O controle precisa ser feito na lavoura. Mas tem um porém. “Alguns defensivos utilizados para combater não estão mais resolvendo. É preciso monitorar”, falou.

Conforme a Aprosoja-MT, é determinada pela legislação de Classificação de Grãos a tolerância de uma partícula de semente por amostra de um quilo para cada cinco toneladas carregadas, mesmo não havendo restrições claras e específicas quanto a sementes naturalmente tóxicas.

Um gerente de uma trading ouvido pela reportagem, disse que não sabe ainda se a empresa que representa irá ou não tolerar grãos da erva daninha nas cargas, mas ele falou que na última safra muitas tradings não receberam cargas de soja com a presença do fedegoso.

Os produtores estão muito temerosos com essa condição. Em grupos de WhatsApp alegam que se as tradings não receberem a carga com tolerância, terão produtores que voltarão para suas fazendas com os caminhões cheios.

Conforme o J. O Pioneiro apurou, é muito difícil retirar o grão da carga através da classificação. O fedegoso é uma planta tóxica e a negação por parte das tradings vem dos compradores estrangeiros. A melhor maneira de evitar problemas é encontrar uma forma para controlar a praga ainda na lavoura.
Imprimir