Imprimir

Imprimir Notícia

17/11/16 às 10:03

Paraibano bate recorde de nomeações em concursos públicos federais

O paraibano de João Pessoa, Kalebe Lael Costa Dionísio entra para o RankBrasil em 2016 pelo recorde de Jovem com maior número de nomeações em concursos públicos federais. Ele prestou concursos públicos até os 22 anos de idade, e conseguiu acumular 10 aprovações e nomeações, todas em concursos federais.
 
Kalebe começou sua jornada aos 17 anos, com 18 já tinha sido aprovado três vezes, sendo nomeado no primeiro concurso aos 19. Ao todo foram 29 concursos prestados, todos federais. Destes, o recordista também conseguiu a classificação em mais 12, mas não foi chamado.
 
Atualmente com 26 anos, desde janeiro de 2013 atua no Tribunal Regional do Trabalho – 6ª Região. O paraibano ainda assumiu os cargos na Receita Federal, onde ficou um ano e três meses, e no Ministério Público Federal, permanecendo no cargo dois anos e dois meses.
 
Segundo Kalebe, a ideia de prestar concursos públicos surgiu quando fazia o ensino médio e seus pais começaram a incentivá-lo. “Eles diziam que era uma excelente oportunidade de ter uma vida confortável e que só dependeria do meu esforço para conseguir”, lembra.
 
O recordista comenta que para os dois primeiros concursos ele fez um cursinho presencial, que serviu para conhecer um novo mundo. “Depois disso, não achei mais necessário, porém passei a consumir muito conteúdo online, vídeos e apostilas”. No começo o concurseiro estudava até 12 horas por dia, mas quando começou a trabalhar e fazer faculdade teve que reduzir o tempo de dedicação.
 
Conforme o paraibano, o segredo para tantas nomeações foi a “fome” pela aprovação. “Só de me imaginar trabalhando num cargo federal meus olhos brilhavam e meu coração acelerava. Persegui este objetivo até realizá-lo, porque sonho a gente só desiste quando morre”. Ele diz que não se acomodou na primeira aprovação. “Só fiquei satisfeito quando estava trabalhando num cargo que me deixava feliz e pagava bem”, revela.
 
Para Kalebe, o recorde junto ao RankBrasil é uma forma de motivar as pessoas a também perseguirem seus sonhos. “Serve para mostrar que o sonho da nomeação em concursos públicos é possível. Você não precisa colecionar aprovações, apenas ser nomeado para um cargo que te realize pessoalmente ou profissionalmente. Isso é algo tão pequeno se considerarmos o quão inteligente Deus nos fez”, destaca.
 
Pelo título brasileiro, o recordista agradece primeiramente a Deus. “Sem Ele eu não conseguiria sequer levantar da cama e ter ânimo para estudar. É Ele quem dá saúde e disposição para vencermos na vida”. Também presta agradecimentos aos pais, pelo incentivo e sacrifício que fizeram por sua educação, e à esposa pelo apoio, ao ponto de renunciarem juntos muitas coisas para Kalebe poder se dedicar aos estudos.
 
O paraibano ainda agradece à irmã e ao irmão, que acreditaram muito nele. “Ninguém chega sozinho a lugar nenhum, sempre existe alguém ao nosso lado para nos auxiliar e nos animar nos momentos difíceis”, diz. Segundo Kalebe, muitas outras pessoas foram fundamentais para suas nomeações. “O importante é dizer que sou grato a Deus por ter colocado ao meu redor pessoas que me amam e que me apoiaram sempre que precisei”.
 
Para os brasileiros que buscam aprovações em concursos, ele deixa um conselho: “Em tudo na vida, se a gente se dedicar de verdade e der o nosso melhor, não tem como dar errado. O que pode ocorrer é que para uns as coisas acontecem mais rápido do que para outros, mas se a pessoa não desistir e continuar se dedicando, mais cedo ou mais tarde ela irá conseguir”, enfatiza.
 
Conforme Kalebe, isto não significa passar anos e anos fazendo concursos, mas estudar da forma correta. “É preciso estudar e ver a evolução ocorrendo. Estudar e de fato reter o conhecimento”. Pensando em compartilhar sua experiência e ajudar outras pessoas, ele criou o site www.fuiaprovado.com, com dicas importantes para a tão sonhada aprovação.
Imprimir