Imprimir

Imprimir Notícia

14/11/16 às 10:03

Juscimeira - Falta de chuva causa queda de 50% na produção de jabuticabas

A falta de chuva neste ano trouxe prejuízos aos produtores rurais de diferentes setores de Mato Grosso, incluindo os de jabuticaba, no município de Juscimeira, a 164 km de Cuiabá. A produção de jabuticabas é tradição no sítio da dona Neuza Rodrigues Schembeck. Há 60 anos a família dela se dedica ao cultivo dessa fruta que cresce nos troncos e galhos das jabuticabeiras.

Nos quatro hectares do sítio, estão plantados 650 pés da espécie sabará. A produção é vendida em sorveterias da capital e em outras cidades da região sul do estado. No local ainda são feitos a geléia e o licor de jabuticaba. Para divulgar esse trabalho, a família ainda abre o sítio para visitação, no Festival da Jabuticaba, realizado uma vez por ano. Os visitantes pagam uma taxa de R$ 10 a R$ 15 e podem colher as frutas à vontade.

"[O festival] começou em 87 com uma festinha bem tímida, que só era divulgada no boca a boca, porque na época telefone era difícil", contou a produtora.

"Isso aqui é um conjunto de coisas boas, começando com o local que é um lugar bonito né, e o prazer de pegar a fruta colhendo no pé, porque a jabuticaba colhendo no pé com certeza é bem melhor do que comprar por aí", disse o autônomo Sebastião Barbosa, frequentador o local.
 
O sítio dela já chegou a receber 1.500 mil pessoas durante um único dia de festival, mas este ano foi diferente e o número de pessoas teve que ser reduzido. "O pomar novo que produz mais, pois é um pomar grande, não produziu nada praticamente", disse dona Neuza.

Cada jabuticabeira pode dar frutos até quatro vezes ao ano mas o ápice da produção acontece entre os meses de outubro e novembro. Um pé pode render até 400 quilos, mas esse ano devido à falta de chuva e a produção caiu pela metade.

A escassez de água interferiu em uma das fases mais importantes da planta, a transição da flor para o fruto. "Ela precisa de água desde a floração, para aflorar até a maturação, a chuva influência muito no sabor da fruta, no tamanho da fruta também", disse a assistente da Empresa Matogrossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer), Elizabeth Maria Santos.

"Essa primeira chuva até a segunda chuva ela deu 18 dias de seca, então as flores, além dela, não produzir o suficiente elas caem, elas secam, então é onde prejudica a produção da jabuticaba", explicou.

De acordo a assistente técnica da Empaer, especialista na cultura da jabuticaba, para ter os frutos na quantidade e qualidade esperada dona Neuza deve seguir duas recomendações.

"Se não tem água, não tem fruta então é o que nós estamos pleiteando, tem projetos em nível de governo também para ser furado um poço artesiano. Outra coisa também que a gente deve fazer é a podagem, a adubação, no período de julho a agosto para aumentar realmente a produção da fruta", informou.

Neuza afirma que pretende seguir as dicas e que já tem feito algumas mudanças. Deixou de recolher as folhas secas que ficavam pelo pomar. Agora, elas auxiliam na adubação do solo juntamente com a aplicação de estercogado, nitrogênio e suplementos com fósforo e potássio. Os ajustes devem garantir a permanência e rendimentos da produção de jabuticabas, que é o sustento da família.

"Mês de março na saída da chuva a gente joga um adubo nos pés do pomar e quando é julho a gente faz a poda para receber claridade que logo em setembro e outubro elas começam a florir aí elas tem mais claridade pra entrar sol pra dar uma produção boa", disse a produtora.
Imprimir