Imprimir

Imprimir Notícia

30/10/16 às 18:30

Emanuel Pinheiro é eleito prefeito de Cuiabá com 60% dos votos

O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PMDB) já está eleito prefeito de Cuiabá (MT) com 60% dos votos. Noventa e um por cento dos votos já foram apurados pelo TRE-MT.

Casado e autodeclarado cristão, Emanuel Pinheiro ingressou na vida política em 1983 quando foi convidado pelo então deputado federal Jonas Pinheiro (morto em 2008) a trabalhar em seu gabinete em Brasília, aos 17 anos de idade. Três anos mais tarde, ele foi um dos coordenadores em Cuiabá na campanha que reelegeu Jonas Pinheiro ao cargo na Câmara Federal.

Assumiu um cargo público eletivo pela primeira vez em 1988, ano em que foi eleito vereador em Cuiabá com 1.403 votos e conseguir ser o quinto candidato mais votado dos 21 eleitos naquele ano. À época ele era filiado ao extinto PFL, partido reformulado para Democratas (DEM). Aos 23 anos assumiu a vice-liderança do governo na Câmara.

Foi a ser eleito para o cargo em 1992, desta vez como o terceiro candidato mais votado. Em 1994 foi eleito deputado estadual pela primeira vez aos 29 anos; cargo que exerceu por dois mandatos com a reeleição e 1998.

Concorreu a cargo majoritário pela primeira vez em 2000, quando foi candidato a vice-prefeito de Cuiabá em chapa encabeçada pela vice-prefeita Odete Trechand. O grupo perdeu a disputa para a coligação de Roberto França, que foi reeleito prefeito.

Entre 2001 e 2004, Emanuel Pinheiro exerceu cargos secundários dentro da política. Foi suplente do PDT (Partido Democrata Trabalhista), em 2002, e exerceu a profissão de professor de direito constitucional, em 2013, em uma universidade privada em Cuiabá. Em 2004, assumiu a presidência do partido em Cuiabá e participou da campanha, que elegeu o então deputado federal Wilson Santos (PSDB) à Prefeitura de Cuiabá.

No ano seguinte, foi empossado como secretário de Trânsito e Transporte (ex-SMTU), dentro do governo de Wilson Santos, e conseguiu desativar ao antigo terminal de integração Bispo Dom José.
Em 2006, filiou-se ao extingo PL (Partido Liberal) e participou da coordenação da campanha de reeleição do então governador Blairo Maggi e do deputado federal Wellington Fagundes.

Em 2007, o trio fundou o diretório do PR (Partido da República) em Mato Grosso juntamente com outros políticos que assumiram cargos públicos desde então - Moisés Sachetti, Adilton Sachetti, Antonio Pagot e Homero Pereira.

Em 2010, foi eleito a deputado estadual pelo PR. Em 2014, voltou a ser reeleito a cargo público, pela terceira vez, para novo mandato na Assembleia Legislativa.
Imprimir