Imprimir

Imprimir Notícia

25/10/16 às 18:46

Pontos importantes que você deve avaliar antes de abrir uma empresa ou negócio

Muitas empresas que entram no mercado acabam não dando certo. Uma das razões para isso é a falta de planejamento e de verificação das viabilidades para o início das atividades. Se você está pensando em abrir um negócio próprio, veja aqui o que deve ser avaliado antes de iniciar, além de dicas para o seu empreendimento.
 
Por onde começar?
            O primeiro passo para quem pretende se tornar um empreendedor é definir seus objetivos, o ramo de negócio e onde pretende chegar. O ideal é sempre realizar pesquisas de mercado, avaliar qual a viabilidade para o ramo de negócio escolhido, além de verificar o seu capital para investimento.
 
Planejamento do negócio
            Muitos empreendimentos acabam não dando certo justamente por terem sido mal planejados. Portanto, coloque no papel tudo o que será necessário para abrir a empresa. Defina qual será o seu público-alvo e como será o funcionamento desse negócio. Também é importante avaliar se, a princípio, será necessário contratar profissionais.
 
Definição da estrutura
            A estrutura física dependerá do ramo de atuação específico. Algumas empresas não precisam de grandes espaços para funcionar, e se a sua ideia é oferecer uma prestação de serviço, geralmente é necessário um escritório bem estruturado para receber seus clientes.
Lojas físicas tendem a necessitar de espaços maiores, seja para o recebimento de clientes, seja para a disposição dos produtos que serão ofertados. Outro aspecto importante é destinar um espaço para a estocagem dos produtos. Eles devem ser guardados de forma segura e livre de acidentes.
Uma dica é a utilização de um serviço de guarda-volumes, como o Self Storage. Através dessa alternativa, você tem o armazenamento de documentos de escritório importantes e do estoque de mercadorias com maior segurança e comodidade.
 
Localização
            Depois de definida a estrutura, é necessário verificar onde se localizará a sua empresa. Uma boa localização é perto de zonas comerciais, onde há maior concentração de pessoas.
 
Cálculo de custos
            Calcule quais são os custos para que a sua nova empresa entre no mercado. Todos os possíveis gastos devem ser considerados, desde aluguel de espaços e contratação de mão de obra, até fornecedores, produtos, manutenções e funcionários.
 
Obtenção de licenças
            Todas as empresas necessitam estar regulamentadas de acordo com as licenças de funcionamento, tais como: registro de autorização da prefeitura para que o imóvel escolhido seja habitado; estar de acordo com as leis de zoneamento; pagamento de taxas de funcionamento; alvará de funcionamento pela prefeitura, entre outras licenças que variam de acordo com o segmento da empresa.
 
Registros
            Também é necessária uma documentação para que o seu negócio comece a funcionar, como a obtenção do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), através da Receita Federal, e a Inscrição Estadual, por meio da Secretaria Estadual da Fazenda, além de registros sociais por meio da Junta Comercial.
Imprimir