Imprimir

Imprimir Notícia

19/10/16 às 20:26

ISA desenvolve ações com alunos em duas escolas de Canarana

Um dos principais públicos alvos do Instituto Socioambiental (ISA) em suas ações são as crianças. Nesses mais de 10 anos de Campanha Y Ikatu Xingu, diversas iniciativas envolveram crianças de várias escolas da região Xingu Araguaia, no Mato Grosso. No final do mês de setembro, mais duas ações tiveram a participação do técnico do Instituto Socioambiental, Guilherme Pompiano.

No dia 26 de setembro, Guilherme esteve na Escola Municipal de Educação Básica Pioneiros de Canarana, a convite da professora Denise, para falar para cerca de 25 alunos do 1º Ano, sobre a joaninha, um inseto muito importante para o controle biológico. A joaninha é um predador e, desta forma, se alimenta de insetos que são considerados como praga para plantas ornamentais e culturas agrícolas, como por exemplo, as cochonilhas. Os temas abordados foram o que ela come, como nasce, qual seu tamanho e quantos anos vive.

No dia 27 de setembro Guilherme conversou com os alunos do 5º Ano da Escola Municipal de Educação Básica Monteiro Lobato, que implantaram em janeiro de 2016 uma Agrofloresta no pátio da unidade. Os temas abordados foram qual a importância da Agrofloresta, motivos da utilização de várias espécies e ainda se pode plantar hortaliças. Menos de um ano após o plantio, a Agrofloresta está grande. “A professora Lisani disse que é uma ‘briga’ entre os alunos para poder molhar as plantas. Um aluno, que no ano que vem mudará de escola, queria levar junto a muda de goiaba que plantou na Agrofloresta. Ao entender a importância de deixá-la, o mesmo disse que irá plantar outra muda na nova escola”, falou Guilherme.
Imprimir