Imprimir

Imprimir Notícia

02/09/16 às 08:37

Maggi tem primeiro encontro hoje na China

O ministro Blairo Maggi participará de seminário empresarial em Xangai hoje. De sábado até segunda-feira, ele acompanhará a reunião de cúpula do G-20 e terá encontros bilaterais em Hangzhou.

A partir de terça-feira (6), ele lidera a missão comercial que visitará mais seis países asiáticos, por 20 dias, com o objetivo de ampliar e conquistar novos mercados e atrair investimentos para o agronegócio brasileiro. Ao final do roteiro, Maggi participará da reunião de ministros da Agricultura dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Nova Délhi (Índia).

Segundo o Ministério da Agricultura, a viagem faz parte do esforço do governo federal para elevar de 7% para 10%, em cinco anos, a participação do Brasil no comércio agrícola mundial. Um grupo de empresários brasileiros do setor agrícola, os secretários de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilson Ribeiro, e de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, acompanham o ministro durante a viagem.

Além da China, incluindo Hong Kong, a delegação participará de seminários, visitas técnicas, reuniões bilaterais e encontros na Coreia do Sul, Tailândia, em Mianmar, no Vietnã, na Malásia e Índia. Entre os temas a serem negociados pela missão estão a ampliação ou a abertura do acesso a mercados para carnes (bovina, suína e de aves), lácteos, gado vivo, material genético avícola, frutas e matéria-prima para ração. Além disso, o ministro tratará da habitação de plantas frigoríficas e cooperação técnica e científica com a Embrapa, acrescenta o Ministério.

"Paralelamente à reunião dos Brics, em Nova Délhi, o ministro manterá encontros bilaterais com representantes dos governos da China, Rússia e África do Sul. Na pauta de Maggi está a verificação com as autoridades chinesas da publicação da mais recente legislação para a habilitação de novos eventos transgênicos, a avaliação com os russos sobre pescados e trigo e a negociação com os sul-africanos sobre o comércio de carne suína, manga e material genético."
Imprimir