Imprimir

Imprimir Notícia

20/08/16 às 12:25

FATO INCOMUM - Dois municípios de MT têm apenas um candidato a prefeito

Apesar de não ser muito comum, no dia 2 de outubro eleitores de dois municípios de Mato Grosso terão apenas uma opção de candidato na disputa pela Prefeitura. Nas duas cidades Nova Mutum e Nova Xavantina, os candidatos vão tentar a reeleição. O eleitor terá três opções de voto: no candidato único, nulo ou branco.

Em Nova Mutum, município que conta com cerca de 40 mil habitantes e 23.942 eleitores, o nome colocado à disposição é do atual prefeito Adriano Pivetta (PTD) que tem o patrimônio estimado em R$ 27 milhões. Adriano segue para reeleição com Leandro Félix como vice pela coligação “Exemplo de Progresso”.

O atual prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz da Silva, mais conhecido como ‘João Cebola’ também tenta se reeleger. O município possui cerca de 20 mil habitantes e 15.010 eleitores. João que declarou R$ 314.965,99 em bens, tem como companheiro de chapa o tucano Ney Weliton (PSDB).

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a coligação só não se elege, se por acaso, não receber nenhum voto. Apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores, se os votos brancos e nulos superarem os 50%, uma nova eleição é convocada.

Mas como Nova Mutum e Nova Xavantina possui um número bem menor do que 200 mil eleitores, caso o candidato receba apenas um voto, estará eleito.
Imprimir