Imprimir

Imprimir Notícia

17/08/16 às 17:23

McDonald’s anuncia compra de carne produzida em áreas com práticas sustentáveis

A Arcos Dourados no Brasil – empresa que administra a marca McDonald’s em 20 países da América Latina – anunciou nesta quarta-feira, 17 de agosto, que vai comprar carne de áreas praticantes de pecuária sustentável. Com esse gesto, a empresa será a primeira do segmento de serviço rápido a adquirir o produto proveniente de regiões verificadas. Inicialmente, serão 250 toneladas por ano, mas o projeto prevê que ao longo dos próximos anos, 100% da carne utilizada na rede venha dessas áreas.

A companhia investe em iniciativas sustentáveis e tem como desafio encontrar mais oportunidades dentro de sua área de atuação. “Somos uma empresa cujo principal produto é feito de carne bovina. Por isso, temos papel fundamental nessa cadeia produtiva. Com esse projeto de pecuária sustentável, vamos contribuir diretamente para a conservação do meio ambiente, além de estimular o consumo responsável desse produto”, afirma Leonardo Lima, diretor de Sustentabilidade da Arcos Dorados.

“Essa conquista só foi possível graças à preocupação do McDonald’s com a sustentabilidade, assunto prioritário dentro da companhia. Prova disso são as certificações que foram conquistadas junto a entidades de relevância no setor, como a MSC para o peixe do McFish, a FSC para as nossas embalagens, e a Rainforest Alliance para o nosso café. Temos orgulho por sermos pioneiros em mais um avanço sustentável, sempre contando com o indispensável apoio de nossos parceiros e do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS)”, destaca o executivo.

Novo Campo
A primeira remessa de carne será proveniente do Programa Novo Campo, que fica no município de Alta Floresta, no norte de Mato Grosso. O projeto foi implementado pela empresa Pecuária Sustentável da Amazônia (Pecsa), responsável por captar recursos financeiros e implantar as boas práticas nas fazendas, conjuntamente com o Instituto Centro de Vida (ICV), responsável pelo monitoramento das práticas. A JBS é parceira do Programa, garantindo a compra e o processamento da carne.

"A iniciativa tem grande valor. A cada dia está mais difícil para o produtor rural continuar na atividade sem se preocupar com sustentabilidade. E isso é sentido até pela própria demanda do consumidor, que já começa a exigir carne com rastreabilidade, que não tenha origem em áreas ilegalmente desmatadas ou de qualquer exploração irregular”, afirma Fernando Sampaio, presidente do GTPS.
“Para a Pecsa, que é pioneira na Amazônia em dar garantia total da origem dos animais, a parceria com a McDonald’s é muito promissora, pois é uma empresa líder de mercado que está se colocando para ser parte da solução da cadeia da pecuária. Isso abre um caminho que outros grandes compradores de carne poderão seguir”, explica Vando Telles, Diretor Executivo da Pecsa.

"Temos orgulho de ter iniciado e contribuído efetivamente na construção do Programa Novo Campo. Nossos esforços agora são para consolidar essa cadeia de pecuária sustentável. Atuaremos diretamente no monitoramento dos requisitos legais, produtivos, ambientais e sociais, bem como dos compromissos assumidos por todos os envolvidos, para o estabelecimento de uma pecuária sem desmatamento. Assim, garantimos a segurança e a confiança necessárias para agregarmos parceiros de todos os elos da cadeia produtiva, como aconteceu com o McDonald’s, que compartilham desse mesmo objetivo”, reforçou Francisco Beduschi, coordenador da Iniciativa de Pecuária Sustentável do ICV.

Para Márcio Nappo, Diretor de Sustentabilidade da JBS, “a iniciativa do McDonald’s mostra a real importância da pecuária sustentável e ajuda a fortalecer a relação de toda a cadeia de valor até a chegada do produto ao consumidor final. Para a JBS, que tem como objetivo estreitar essa conexão entre produtores e mercados, é essencial contar com parcerias como esta. Estamos muito satisfeitos em poder oferecer produtos que atendam as exigências socioambientais e necessidades de nossos clientes”, afirma.

O secretário adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon, acompanhou o lançamento do programa em São Paulo e destacou que a iniciativa gera ganhos para toda a cadeia produtiva da pecuária e vai ao encontro da Estratégia PCI – Produzir, Conservar e Incluir, do Governo do Estado. “O PCI tem no sistema de governança buscar a eficiência da produção agropecuária e florestal de Mato Grosso, aliada à conservação da vegetação nativa e recomposição dos passivos ambientais”, pontuou o secretário.
Imprimir