Imprimir

Imprimir Notícia

24/07/15 às 18:49

Sem banho frio! Conheça as principais características de cada tipo de aquecedor

Seja para relaxar, cantar ou acordar, não existe nada melhor do que um banho. No inverno, a água quentinha deixa o momento ainda melhor. Tão importante quanto um bom chuveiro e a pressão da água, a temperatura da água é fundamental para garantir um banho gostoso. Para isso, é fundamental conhecer os tipos de aquecedores e descobrir o que mais se adequa a sua residência.
 
Mostramos abaixo os modelos mais comuns e as vantagens de cada um deles para você escolher o que mais combina com sua casa. Confira!
 
Chuveiro elétrico
De fácil instalação, esse tipo de chuveiro atua como um aquecedor elétrico de passagem, pois aquece a água vai aquecendo a medida em que desce pelo chuveiro ligado. Alguns modelos contam com sistema de regulagem de temperatura para garantir um banho mais confortável. Por ser elétrico, é necessário verificar se a caixa de luz da residência possui um disjuntor que suporte a demanda energética do aparelho.
 
Boiler elétrico
Como o anterior, o boiler elétrico faz uso da eletricidade para esquentar a água. No entanto, ele trabalha com um sistema de acumulação, que armazena a água aquecida em vez de só liberá-la imediatamente (saiba mais aqui). A maioria dos modelos apresenta tamanhos variados, sendo importante conferir o quanto de água se costuma gastar na residência para calcular o mais adequado à sua casa.
 
 
Aquecedor à gás
Funciona basicamente da mesma maneira que os outros dois anteriores, com a diferença que não precisa de energia elétrica. Seu aquecimento é feito a partir de gás natural (o gás encanado) ou GLP (botijão), então vale conferir com qual deles o chuveiro funciona. Além disso, o imóvel deve ter uma pressão de água de no mínimo 5 MCA para que o sistema funcione corretamente. Caso não haja, será preciso instalar um pressurizador para garantir o desempenho.
 
Aquecedor solar
Um sistema de energia alternativa que também pode esquentar a água. Sua instalação é mais complicada e cara, além da casa precisar receber uma grande incidência dos raios solares por muito tempo para poder funcionar adequadamente. Em compensação, não haverá futuros gastos financeiros com energia. Pode-se adotar um sistema híbrido com energia solar e elétrica para o aquecimento da água, que evitará desperdício e garantirá água quente.

 
Imprimir