Imprimir

Imprimir Notícia

29/06/16 às 18:08 | Atualizada: 29/06/16 às 18:15

Turista brasileiro continua viajando, apesar da crise

A recente crise política e econômica no país obrigou a maioria dos brasileiros a fazer cortes no orçamento. Apesar da viagem ser um item na lista que aparentemente poderia ser cortado, o turista brasileiro preferiu fazer mudanças no roteiro a deixar de aproveitar o tempo livre para viajar.
 
É isso o que apontou uma recente pesquisa da Ipsos, empresa de pesquisa de mercado: 65% dos brasileiros pretende viajar nos próximos meses. O que mudou foi o modo de viagem, já que 66% afirmou que irá cortar custos nas viagens. Esse novo cenário apresentou uma mudança no que o viajante busca no roteiro.
 
Exemplo dessa mudança foi o aumento nas viagens nacionais. Ainda segundo a pesquisa, 47% responderam que pretendem escolher destinos brasileiros – e algumas regiões do país já notaram um crescimento no turismo. Dessa maneira, o brasileiro está se interessando mais em conhecer os destinos próximos a ele, assim como cidades brasileiras que mantém o turismo como principal fonte de renda.
 
O desafio está em incentivar a continuidade dessa expansão nacional. Quem viaja constantemente sabe que para cortar custos, a antecipação da compra de passagens é fundamental. Pesquisar e comprar passagens online tornou-se um hábito comum, pela facilidade, comodidade e rapidez – e, claro, pelo preço, que em alguns casos sai mais conta. Mas, para economizar, o turista terá que se antecipar um pouco mais, ficar atento às promoções aéreas e reservar acomodações e pacotes mais baratos.
 
Nesse sentido, a acomodação a ser escolhida pode ser uma pousada ou hostel; e, caso exista a possibilidade, procurar amigos com casas em outras cidade também pode ser uma boa alternativa. Para animar o roteiro, comprar pacotes com guias e/ou visitas programadas a pontos turísticos pode sair mais barato se buscadas através de promoções das agências de turismo. Vale a pena ficar atento às redes sociais desse serviço.
 
Para quem quer conhecer tudo por conta própria, alugar um carro vai fazer você economizar no pacote e ainda permitir que visite os pontos mais interessantes. Usar o transporte público em cidades bem equipadas com uma linha completa também é uma alternativa econômica. Somente se informe com antecipação se o destino apresenta essa opção e se o serviço é seguro.
 
Outro ponto necessário para incentivar o crescimento do turismo nacional é o investimento e modernização do mercado. O Brasil possui um potencial enorme no turismo, então o que será preciso é um investimento em infraestrutura e uma maior divulgação dos destinos. Além de alimentar a economia interna, esse processo vai ajudar o turista brasileiro a economizar e conhecer mais a própria cultura.
 
Resumindo, a crise pode ser a oportunidade para incentivar o turismo local, regional e nacional. Quem pretende cortar custos estará mais aberto a novas opções, e para isso precisa encontrar facilidades e qualidade nos serviços em que provavelmente gastaria mais. Para quem tem planos de viagem nas próximas férias, o ideal é escolher um destino brasileiro, acomodações mais baratas como pousadas e pesquisar por roteiros mais em conta. Uma boa viagem pode sair por um preço baixo e continuar sendo uma experiência inesquecível, aproveite!
Imprimir