Imprimir

Imprimir Notícia

23/07/15 às 09:47

Polícia Civil fecha garimpo clandestino em Nova Canaã do Norte

Um garimpo clandestino foi fechado e quatro pessoas presas pela Polícia Judiciária Civil, na terça-feira (21.07), durante ação de combate a crime ambiental, no município de Nova Canaã do Norte (699 km ao Norte). O trabalho foi realizado em conjunto com a equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) de Alta Floresta (803 km ao Norte da Capital).

As quatro pessoas foram detidas trabalhando no garimpo clandestino instalado em uma Fazenda, distante a 8 km da cidade de Nova Canaã do Norte. No local também foram apreendidos uma maquina retro escavadeira e mais dois motores estacionários utilizados para praticar a extração ilegal.

Os quatro funcionários foram conduzidos à Delegacia de Polícia e autuados em  Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por crime ambiental previsto no artigo 55, da Lei 9.605/98, de executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida. Pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa.

“Eles assumiram o compromisso por escrito de comparecer no Juizado Especial Criminal de Nova Canaã do Norte”, disse o delegado de polícia Ruy Guilherme Peralta da Silva.

O pecuarista responsável pela propriedade rural não foi localizado durante as diligências. Ele irá responder criminalmente pela atividade garimpeira clandestina,  realizada em sua fazenda, de acordo com os artigos 55 e 60, da Lei de Crimes Ambientais.
Imprimir