Imprimir

Imprimir Notícia

22/07/15 às 18:54

Governo planeja implantação do programa Cultivando Água Boa

Oito secretários de Estado trabalharão conjuntamente nesta segunda-feira (20) para planejar das ações e políticas de utilização consciente da água, em parceria com a empresa Itaipu Binacional
 
O Governo de Mato Grosso realizará um workshop de trabalho reunindo oito secretários de Estado nesta segunda-feira (20.07), a partir das 8h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, para tratar da implantação do programa ‘Cultivando Água Boa’ (CAB). Reconhecendo a água como um dos maiores bens naturais da humanidade, o objetivo é firmar parceria com a empresa Itaipu Binacional para realização de ações e políticas de utilização consciente da água. Essa mesma iniciativa foi adotada pelo governo de Minas Gerais em 20 de março deste ano.

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, a crise no abastecimento no Estado de São Paulo despertou o país para a necessidade de estratégicas de uso racional e sustentável da água, por isso a água é hoje prioridade no planejamento de Governo. “Nós fizemos uma visita a Foz do Iguaçu no mês de maio para conhecer o programa, tirar dúvidas e verificar quais os exemplos positivos podem ser implantados em Mato Grosso”.

Além dos seis secretários que compõem o Grupo de Trabalho constituído para desenvolver as atividades do programa, também participarão do workshop os secretários de Planejamento (Seplan) e do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE). Consta na programação uma explanação do superintendente do Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Jair Kotz, que apresentará o programa CAB e seu modelo de governança aos participantes. Também serão discutidas as realidades das três microbacias hidrográficas prioritárias para implantação e elaborado o texto do decreto do acordo de cooperação técnica com a Itaipu Binacional.

Grupo de Trabalho

A Portaria Conjunta nº 002/2015 foi publicada na sexta-feira (17) constituindo o Grupo de Trabalho, composta por 23 membros, para elaboração e incorporação, no âmbito do Estado do programa Cultivando Água Boa, que integram as secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), de Desenvolvimento Econômico (Sedec), de Educação (Seduc), de Trabalho e Assistência Social (Setas) e do Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional (GDR).

Trabalho conjunto

A comitiva de Mato Grosso que realizou visita técnica a Foz do Iguaçu entre 25 e 29 de maio contou com representantes da Sema, Seaf, Seduc, Setas e GDR. Nesse período, foi possível conhecer diversas ações realizadas pela Itaipu Binacional, entre elas: recuperação de micro bacias (hidrográficas), proteção de matas ciliares e de toda a biodiversidade e também como é feita a disseminação de valores e saberes que contribuem para a formação de cidadãos nessa concepção ética do cuidado e do respeito com o meio ambiente.

Sobre a Itaipu Binacional

É hoje a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. O programa 'Cultivando Água Boa' é um movimento pela sustentabilidade que visa o cuidado com as águas nos setores de distribuição de energia elétrica. Atuando desde 2003, o movimento desenvolve atualmente 25 programas de cunho socioambiental e 65 ações, além de contar com mais de 2 mil parceiros, entre estes, ONGs, instituições de ensino, cooperativas, associações comunitária e empresas públicas e privadas.
Imprimir