Imprimir

Imprimir Notícia

21/07/15 às 18:43

Saiba qual é o tênis indicado para cada tipo de esporte

Corrida, futebol, vôlei, basquete e academia são as atividades mais populares entre os brasileiros quando o assunto é exercício físico. Muito se fala sobre a importância de evitar o sedentarismo, mas, às vezes, outros tópicos relevantes são deixados de lado.
 
A escolha do tênis adequado é tão importante quanto a própria prática do esporte, já que algumas lesões no joelho, tornozelo e quadril podem ser evitadas apenas com o calçado ideal.
Existem diversos modelos para cada tipo de esporte, então confira quais são os elementos indispensáveis para uma prática mais segura e saudável:
 
Corrida
Antes de mais nada, é necessário saber qual é o seu tipo de pisada: pronada, supinada ou neutra.
 
A pronada é conhecida por forçar a parte interna do pé e do tornozelo, enquanto a supinada é exatamente o seu oposto, ou seja, a pisada é para fora. A neutra, como o próprio nome já sugere, é aquela que possui um nível ideal de pronação e supinação.
 
O tênis para corrida deve possuir amortecedores, assim como estes, para absorver os impactos do solo, mas as molas não devem ser largas ou espaçadas, mantendo a estabilidade.
 
Academia
Os melhores modelos para utilizar na academia são aqueles feitos a partir de materiais como o couro e o nylon, porque dão mais sustentação aos pés e controlam a umidade no interior do calçado.
 
Compre o par de tênis quando o corpo estiver mais inchado para evitar desconforto e deformações nos dedos.
 
Futebol
Como há a necessidade de se deslocar em alta velocidade no gramado, deve ser prezada a aderência ao solo na hora de escolher um modelo. As travas do solado precisam ser proporcionais ao campo: quanto mais alta estiver a grama, maior será a trava.
 
Não escolha números maiores que o seu pé, neste caso, o tênis deve ficar mais justo para evitar lesões.
 
Vôlei
Quando o jogador de vôlei salta, há um maior esforço na ponta dos pés, portanto é nesta área que deve estar a maior concentração de amortecedores. A sola deve ser de borracha e apresentar ranhuras para garantir maior segurança.
 
Basquete
Cano alto e solado com espirais que formam um grande círculo na parte dianteira do tênis são as características adequadas. As espirais facilitam o movimento de rotação do jogador e o cano mais alto evita lesões no tornozelo.
Imprimir