Imprimir

Imprimir Notícia

12/05/16 às 18:20

Pescadores são detidos com 135 peixes e 30 tartarugas em São Felix do Araguaia

Três pescadores foram presos pela Polícia Judiciária Civil com 135 peixes de várias espécies, 30 tartarugas, além de materiais para a realização da pesca proibida. O flagrante foi efetuado no município de São Felix do Araguaia, na madrugada de quarta-feira (11.05).

O trabalho foi realizado pela equipe da Delegacia de Polícia de São Felix do Araguaia, depois de denúncia sobre a existência de crimes ambientais como a pesca predatória. 

Os três suspeitos são “ribeirinhos” e foram surpreendidos às margens do Rio Araguaia, retirando os animais da água com uma rede de aproximadamente 30 metros.

Em uma carretinha,  usada para o transporte do pescado, os policiais apreenderam 135 peixes, entre Matrinxã, Pintado, Pacu, Jiripoca e Curimba, 30 tartarugas de variadas espécies,  além dos petrechos de pesca de uso proibido.

Diante do flagrante, os três envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia,  interrogados pelo delegado de polícia, Valmon Pereira da Silva, que fez a autuação deles por crime de ambiental. Para os pescadores, o delegado arbitrou fiança no valor total de R$ 1,5 mil. Ele irão responder ao inquérito policial em liberdade.

As tartarugas encontradas na rede foram devolvidas ao meio ambiente e os peixes doados a entidades filantrópicas da região.

“A pena para esses tipos de crimes, apanhar animais  silvestres  e  pesca  predatória, somam  quatro  anos  de  detenção. É preciso que a população se conscientize sobre essas ações delituosas totalmente predatória, acabam prejudicando a preservação das especiais existentes no Rio Araguaia, além de afetar a subsistências das famílias ribeirinhas”, destacou o delegado de polícia, Valmon Pereira da Silva.  

Conforme o delegado, a Polícia Civil de São Felix do Araguaia vem intensificando o trabalho de combate a esses tipos de crimes contra o meio ambiente.

O delegado explicou ainda que a Legislação Ambiental diferencia claramente o que é pesca para consumo próprio e a pesca com rede, sendo que esta faz um cerco a grande número de peixes, sem critérios de tamanho, além de capturar animais silvestres como tartarugas, comprometendo assim a manutenção das espécies.

Participaram da ação os policiais civis de São Felix do Araguaia, Jordany e Marcelo Ribeiro.
Imprimir