Imprimir

Imprimir Notícia

10/05/16 às 19:43

Docilidade e coragem são características essenciais aos animais empregados no Regimento de Cavalaria

Criado há cinco anos, o Regimento de Cavalaria da Polícia Militar de Mato Grosso (RPMon) conta com 34 cavalos, responsáveis pelo transporte e apoio operacional aos policiais que compõem a unidade policial, 60 ao todo. Para atender a demanda desse tipo de policiamento, esses animais devem possuir características essenciais como: docilidade, franqueza e coragem.

De acordo com o comandante do RPMon, Reinaldo Magalhães de Moraes, além dessas importantes características, outros fatores como escolha da idade, pelagem e altura são preponderantes para a atividade do equino.

“Esses animais prestam esse tipo de serviço por aproximadamente oito anos. Por isso a necessidade de aquisição enquanto eles estão bem novos, com cerca de sete anos. Geralmente são escolhidos aqueles com pelagem com tons mais escuros e a altura deve ser de no mínimo 1,55 metros”, explica Reinaldo.

Dotados com todas essas características, esses animais auxiliam no policiamento ostensivo montado realizado pela PM nos mais diversos e variados tipos de atividades e eventos.

Conforme o comandante, o regimento é composto por esquadras que realizam o policiamento preventivo em feiras agropecuárias como, por exemplo a Expoagro; competições esportivos como, Campeonato Estadual de Futebol e shows, à exemplo dos realizados durante o ‘Vem pra Arena’.

“Nosso efetivo tem sido bastante empregado em ações de reintegração de posse, apoio às unidades de área em operações como a Carga Máxima, 100 Dias e Saturação”, pontua o tenente-coronel.

Dia da Cavalaria

No dia 10 de maio é comemorado o Dia da Cavalaria. A data é uma homenagem ao nascimento do marechal Manuel Luís Osório, o Marquês do Herval, patrono da cavalaria do Exército brasileiro.
Imprimir