Imprimir

Imprimir Notícia

26/04/16 às 16:23 | Atualizada: 26/04/16 às 16:30

Laguna Carapã (MS): Pé de soja solteiro com 6.395 vagens vence 19ª edição de concurso

Neste domingo (24), Laguna Carapã foi, pela 19ª vez, palco do tradicional Concurso do Pé de Soja Solteiro, uma festa realizada em comemoração ao aniversário do município que tem pouco mais de 7 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A campeã venceu com um pé de soja de mais de 6 mil vagens.

O presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), Christiano Bortolotto, esteve no evento e falou sobre a importância da iniciativa. “O Concurso do Pé de Soja Solteiro é muito importante para o Estado, um dos maiores eventos do País voltado exclusivamente para a soja. Além disso, se destaca o município de Laguna Carapã, que desempenha papel importante nessa cultura porque faz parte do sul do Estado, a maior região produtiva de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Laguna Carapã

O município é o 9º maior produtor de soja do Estado, de acordo com os resultados da safra de soja 2015/2016, divulgados no último dia 18. A produção na cidade chegou a 280 mil quilos em uma área total de 108 mil hectares.

No concurso, ganha o produtor que apresentar o pé de soja com o maior número de vagens fechadas, com o grão ainda no interior. Na categoria nacional a produtora Isolde Catarina Bohn foi a grande vencedora. Ela apresentou um pé de soja com 6.395 vagens com grãos.

Já na categoria municipal, o vencedor foi o produtor Almir Matozo Batista, conhecido na região como Miroca, que já ganhou em outras edições. O pé de soja apresentado por ele alcançou 7.112 vagens com grãos. Os números são altos, mas o concurso já chegou a apresentar pé de soja com 17 mil vagens na categoria nacional e 9 mil vagens na categoria municipal.

A comissão julgadora que realizou a contagem dos pés de soja inscritos no concurso foi composta por universitários do curso de Agronomia da Unigran de Dourados e de técnicos em Produção Agrícola, sob a coordenação de professores. A Secretaria da Agricultura de Laguna Carapã também acompanhou a apuração.

Confira a lista de premiados

Categoria Nacional:
1º lugar: Isolde Catarina Bohn – 6.395 vagens
2º lugar: Ricardo Garlet – 5.395 vagens
3º lugar: Ivolve Rigo – 4.886 vagens

Categoria Municipal:
1º lugar: Almir Matoso, o Miroca – 7.112 vagens
2º lugar: Ricardo Garlet – 4.127 vagens
3º lugar: Edimar de Souza – 3.452 vagens
4º lugar Edemir Viana – 3.210 vagens.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Aprosoja/MS, Liana Feitosa.
Com informações do Sindicato Rural de Laguna Carapã.

 
Imprimir