Imprimir

Imprimir Notícia

25/04/16 às 10:08

MST faz marcha contra impeachment em MT e relembra 20 anos de chacina

Integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) fazem na manhã desta segunda-feira uma marcha na BR-364, na região de Santo Antônio do Leverger, município distante 35 km de Cuiabá. A caminhada começou por volta das 7h no km 390 e deve seguir até a capital. O tráfego é lento no local, informou a Rota do Oeste, concessionária responsável por adequações na rodovia federal. A PRF-MT (Polícia Rodoviária Federal) acompanha a manifestação.
 
 
O G1 não conseguiu falar com integrantes do MST que participam do protesto.

A marcha é pela reforma agrária, democracia e contra a impunidade, segundo informou a assessoria do MST. Entre os parceiros do movimento estão a Comissão Pastoral da Terra, o Centro Burnier Fé e Justiça e o Levante Popular da Juventude.

Para a coordenação estadual do MST, a democracia é ameaçada pelo processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, que atualmente está no Senado Federal, após ter sido aprovado na Câmara dos Deputados.

O protesto também relembra os 20 anos daquele que ficou conhecido como Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará. No dia 17 de abril de 1996, a Polícia Militar abriu fogo contra trabalhadores rurais sem terra e matou 21 pessoas. A ação policial foi determinada pelo governo do estado da época. Um coronel e um major foram condenados, mas estão em liberdade por força de habeas corpus do Supremo Tribunal Federal.
Imprimir