Imprimir

Imprimir Notícia

18/07/15 às 10:16 | Atualizada: 27/01/23 às 10:43

Alagoa Grande (PB): Para sobreviver crianças caçam ratos para comer

A escassez de comida na mesa de muitos paraibanos está levando uma família da cidade de Alagoa Grande (na região do Brejo, a 148 km de João Pessoa), à uma situação extrema: caçar roedores para complementar a alimentação. Na comunidade Barreiras, no Sítio Tambor, virou rotina crianças saírem quase todos os dias, sempre à tarde, para colocarem armadilhas para ‘rato de Junco’. O prefeito da cidade disse que o Município vai ajudar a família, mas que já teria oferecido apoio anteriormente e eles teriam recusado.

A caça ao animal é artesanal e feita em uma lagoa que fica no centro da cidade. Uma das crianças revelou que há uma semana sua família se alimenta com rato, porque não dinheiro para comprar a “mistura” e nem outros alimentos. “A gente vai um dia sim, outro não. A gente mete o pau no ninho e mata os ratos (sic)”, contou um menino de 10 anos.

 
O registro da situação de extrema pobreza de uma família que é comandada por uma mulher de nove filhos foi feito pelo blogueiro Júlio Araújo. Ele flagrou um grupo de crianças saindo de um matagal com os animais já prontos para o consumo.
 
“Eu fui até a casa da família para fazer uma reportagem sobre um homem que tinha morrido na comunidade. Quando estava iniciando a matéria, vi as crianças saindo do mato com os animais e todos tratados. Perguntei para qual a finalidade dos animais e eles foram enfáticos: para comer. Fiquei chocado com a situação de pobreza da família”, relatou Queiroz, com um tom de emoção.
 
O imóvel onde a família mora ainda é feito de barro. A casa de poucos cômodos não possui rede de esgoto, a instalação elétrica é feita com gambiarras e não há higiene. Para matar a sede, os garotos pegam água de um açude próximo onde não há tratamento adequado para o consumo. “Podemos dizer que é uma pobreza muito grande, que não sei mensurar. Fiquei muito chocado e comovido. Eles bebem água barrenta que pegam em um açude. Daí, usei o jornalismo para tentar ajudar essa família e amenizar a dor dessas crianças”, disse o blogueiro.

Atualização  sábado 18.07 às 12h15

Corrente do Bem TV Clube

TV Clube João Pessoa 09.07 - Pessoal, agradecemos imensamente a sensibilidade de vocês. Estamos arrecadando donativos e vamos deixar lá na semana que vem. Pode deixar na portaria da TV, na Av. Dom Pedro II, número 899. Já recebemos muita coisa, mas comida para quem tem fome nunca é demais. Eles precisam também de panelas. Nem isso eles têm. Recebemos muita comida, mas aí da falta as panelas.


TV Clube João Pessoa 15.07 - Gente, fomos hoje lá e a realidade da família está mudando aos poucos. Vamos contar toda a história detalhadamente em uma reportagem que produzimos lá e assim que estiver pronta postaremos aqui para vocês ...nós agradecemos imensamente o envolvimento de quase 3 milhões de pessoas. Não vamos abandonar essa família, pois nossa responsabilidade vai além de informar, mas ajudar e promover mudança social. Contamos com vocês nessa corrente do bem!
 
Imprimir