Imprimir

Imprimir Notícia

30/03/16 às 10:29

Agentes de bibliotecas vão contar histórias para crianças em Cuiabá

Estudantes da Escola Municipal Gláucia Maria Borges Garcia, do bairro Despraiado, em Cuiabá, terão um dia de aula diferente nesta sexta-feira (01). Agentes de bibliotecas de 18 municípios mato-grossenses irão até eles para contar histórias e envolver as crianças no imaginário dos contos e poesias de autores mato-grossenses. A atividade integra a oficina de contação de histórias, que está sendo oferecida pelo Sistema de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

De acordo com a coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso, Ana Heloiza Farias, serão aproximadamente 300 crianças de 04 a 09 anos de idade participando da ação, que ocorrerá das 8h às 12h. A atividade será realizada em parceria com a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, por meio do projeto Biblioteca Itinerante.

Arte de contar histórias

A oficina é ministrada por Alicce de Oliveira, conhecida pela atuação em projetos de contação de histórias, e o conteúdo abrange desde a arte de contar histórias e os desdobramentos disso na mediação de leitura. As atividades começaram nesta segunda-feira (29) e seguem até 01 de abril, no Palácio da Instrução, em Cuiabá.

Ao fim, a proposta é promover uma ação estadual no dia 18 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil. Na ocasião, os agentes de bibliotecas que participam da oficina irão realização atividades de contação de histórias nas cidades onde atuam: Água Boa,   Alto Graças, Araguaiana, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Canarana, Colniza, Comodoro, Cuiabá, Ipiranga do Norte, Nossa Senhora do Livramento, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Querência, Sapezal e Várzea Grande.

Medalha Rubens Borba de Moraes

Também no dia 01 de abril, a bibliotecária Ana Heloiza Farias receberá a Medalha Rubens Borba de Moraes - Honra ao Mérito Bibliotecário, concedida pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 1ª Região. Ela foi eleita em uma votação aberta pelas redes sociais, concorrendo com outros profissionais da região Centro-Oeste.

A medalha concedida anualmente em comemoração ao Dia do Bibliotecário e o concurso busca premiar os profissionais que prestaram relevantes serviços à classe bibliotecária. A entrega será às 19h30, no Palácio da Instrução, em Cuiabá.
Imprimir