Imprimir

Imprimir Notícia

29/03/16 às 07:35

Fotos de pinturas rupestres da Chapada Diamantina viram exposição

Há quem discuta se as chamadas pinturas rupestres são arte ou simples riscos primitivos. Discussões à parte, as pinturas em sítios arqueológicos da Chapada Diamantina, na Bahia, deram vida à mostra “Pedra Pintada”, pelas lentes do fotógrafo e diretor de documentários Paulo Cesar Soares, que apresenta sua próxima individual na Galeria Pintura Brasileira, no Jardim Europa, a partir desta terça-feira.

A exposição conta com fotos de pinturas de 2 a 5 mil anos atrás e não deixa nenhuma duvida sobre a consciência artística dessas obras primitivas, que harmonizam a pintura com seu suporte. As fotos mostram a beleza das texturas, cores e ranhuras e dos escorridos que a pedra foi ganhando através do tempo.

Na tela

Além da exposição, que ficará poucos dias em exibição, Paulo Cesar Soares está começando as filmagens do seu documentário “Brasil Ancestral”, em que aborda as raízes mais longínquas do homem brasileiro, visitando toda a pré-história brasileira e revelando a riqueza das nossas origens mais remotas, assim como toda a beleza da arte pré-histórica do Brasil. O longa-metragem será conduzido por um apresentador típico brasileiro, um mestiço que está à procura de suas origens. O escolhido foi o ator Marcos Palmeira, que é um antigo conhecedor do mundo indígena e aos 14 anos acompanhou seu pai, o cineasta Zelito Viana, em um documentário na aldeia dos índios Xavante, participando de várias cerimônias a partir de então.

Mostra Pedra Pintada – de Paulo Cesar Soares
 29 de março, terça-feira, das 20h às 23h
Galeria Pintura Brasileira | Rua Groenlândia, 530, Jd. Europa, São Paulo
Visitação: de 30 de março a 9 de abril de 2016 | terça a sexta das 10h às 19hs – sábados das 10h às 14hs

Confira na galeria a seguir alguns dos cliques que compõe exposição “Pedra Pintada”!
Imprimir