Imprimir

Imprimir Notícia

02/06/15 às 18:30 | Atualizada: 15/07/15 às 18:40

Saiba como limpar e desentupir sua caixa de gordura

A caixa de gordura fica instalada entre o cano da pia da cozinha e a rede coletora de esgoto. Esse item separa a gordura do restante da água e evita que os resíduos acumulem na tubulação, o que causaria problemas de entupimento e comprometeria toda a estrutura dos canos.
 
Caso a manutenção e a limpeza da caixa de gordura não sejam feitos corretamente, problemas como mau cheiro, vazamento, transbordamento e ainda proliferação de insetos, como baratas e mosquitos. Para evitar esses contratempos, o ideal é limpá-la periodicamente. Confira dicas de como fazer a manutenção correta.

Limpeza manual
A limpeza manual é a mais prática e indicada para quem quer resultados rápidos. Nesse processo, basta retirar a tampa e colher o material gorduroso - que tem a consistência de manteiga - com uma concha de plástico - que deverá ser descartada depois do uso ou guardada para limpezas futuras.
 
O descarte do material pode ser feito em sacos plásticos comuns e no lixo convencional. Assim que restar apenas o líquido na caixa, a limpeza estará completa.

Limpeza com enzimas
Esse tipo de limpeza é realizado com alguns compostos biológicos que são capazes de deteriorar as gorduras vegetais, animais e até mesmo óleos. A vantagem desse tipo de processo é que ele é considerado ecologicamente correto e não produz substâncias tóxicas.

Dicas
É importante lembrar que o uso de alguns produtos, como água quente ou soda cáustica, pode, superficialmente, resolver o problema. Essas substâncias diluem a gordura e fazem com que ela escape pelo encanamento. Porém, depois de um tempo, ela endurece novamente e pode se acumular na tubulação, causando ainda mais danos.
 
Quando a caixa de gordura está muito desgastada, vazamentos e entupimentos são ainda mais comuns. Nesses casos, o ideal é substituir o item por modelos mais novos, como este, que não deixam o mau cheiro escapar.
Imprimir