Imprimir

Imprimir Notícia

16/03/16 às 22:18 | Atualizada: 16/03/16 às 22:31

Cuiabanos tomam as ruas em demonstração de revolta à nomeação de Lula para ministro

Vários cuiabanos tomaram as ruas na noite desta quarta-feira (16) para protestar contra a nomeação do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) para ser ministro da Casa Civil do governo Dilma Rousseff (PT). O principal ponto de protesto é na Praça Oito de Abril, em frente ao restaurante Choppão.

Segundo policiais militares, eram ao menos 200 pessoas durante o pico da manifestação, que foi por volta das 20h. Eles estavam vestidos de verde e amarelo e carregavam faixas de protesto.
 
Cerca de 20 policiais militares acompanharam a manifestação, apenas para garantir a ordem pública e evitar qualquer confusão. 
 
Outras manifestações semelhantes aconteceram em outras capitais do Brasil, como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Os atos foram organizados pelas redes sociais.
 
A máxima do protesto é uma frase do próprio Lula, quando ainda era um líder sindicalista em 1988. “No Brasil é assim: quando um pobre rouba, vai para a cadeia. Quando um rico rouba, vira ministro”, diz a frase, reproduzida em vários cartazes em todas as cidades.
 
A nomeação de Lula é vista como o ápice da crise política no governo petista e se dá em um momento em que o ex-presidente é cercado de investigações da Polícia Federal. Por isso, a nomeação de Lula para ministro seria uma forma de blindá-lo, já que assim teria foro privilegiado e só poderia ser processado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
 
Membros da oposição vêem no ato uma tentativa de aplicar um "golpe petista". Já os aliados do governo argumentam que a chegada de Lula ao governo Dilma é apenas uma tentativa de resolver a crise política.
Imprimir