Imprimir

Imprimir Notícia

05/03/16 às 13:03

Indea preocupado com uso de agrotóxicos em hortaliças e lavouras

Um assunto que merece a atenção de toda a sociedade. O Indea vai fiscalizar nos próximos meses pequenas e grandes propriedades rurais para fazer um levantamento de quais agrotóxicos estão sendo utilizados e as respectivas culturas. Segundo o Engenheiro Agrônomo Edson Francisco Ramos, do Indea local, a maior preocupação é com o aumento dos casos de câncer relacionados ao mau uso dos defensivos.

Segundo ele, os produtores rurais e também os que produzem hortaliças e verduras só podem comprar os venenos com receituário de um agrônomo. As lojas, por sua vez, só podem vender mediante este receituário. Cabe penalização para quem desrespeita a legislação. Segundo o agrônomo do Indea, outra preocupação é com a falta de uso dos materiais e equipamentos de proteção para quem vende e para quem aplica os defensivos agrícolas.

Outra luta das autoridades será promover uma coleta de produtos agrícolas e hortaliças que serão submetidos a exames para detectar possíveis irregularidades. Cada agrotóxico tem um prazo de carência entre a aplicação e sua venda e consumo. Segundo o técnico do Indea, em alguns casos, os produtores não respeitam esse prazo, es e os produtos forem consumidos, podem causar sérios problemas de saúde. Nesse momento, o Indea vai orientar os produtores e feirantes.

Existe ainda a questão do meio ambiente. Com o uso abusivo de defensivos agrícolas, existe contaminação em escala do meio ambiente, como fontes de águas, rios, lavouras, plantas homens e animais. O agrônomo Edson Francisco Ramos vai conceder entrevista daqui a pouco para falar sobre o assunto.
Imprimir