Imprimir

Imprimir Notícia

03/03/16 às 23:48

Movimentos contra a corrupção convocam mato-grossenses para mega manifestação

Um ano depois do primeiro protesto contra a corrupção e ao governo da presidente Dilma Rousseff, os três maiores movimentos com coordenação em Mato Grosso, “Muda Brasil”, “Vem pra Rua” e “Avança Brasil” convidam a população para voltar às ruas no domingo, dia 13 de março, em Cuiabá. O protesto acontece às 16h na Praça Alencastro e receberá caravanas do interior do Estado.
 
De acordo com Júnior Macagnan, um dos organizadores do ato, a convocação marca a proximidade do "aniversário de um ano da manifestação de 15 de março (de 2015)" que levou mais de 2 milhões de pessoas às ruas de todo o Brasil. “Vamos juntar milhões. Por isso começamos a divulgar desde já", convida Macagnan.
 
Com as investigações em torno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a prisão do marqueteiro do PT, João Santana, a expectativa de organizadores é que os protestos ganhem força em todo o país. “Temos muita confiança de que teremos manifestações bastante consistentes e representativas nesse dia 13. Estamos indignados com o agravamento da crise econômica e queremos um Brasil livre da corrupção, uma política com ética”, afirma Ely Olavarria, uma das organizadoras do protesto em Mato Grosso. 
 
“Ir às ruas, protestar e reivindicar é um princípio básico da democracia e da sociedade aberta. Contudo, não é só nas passeatas e nas manifestações que se 'vai à rua': podemos mobilizar nossos amigos e conhecidos nas redes sociais”, ressalta Marli Tiecher, também uma das organizadoras do protesto em Mato Grosso.
 
A expectativa é que o evento se repita em todas as capitais e se espalhe por um número ainda maior de cidades. As convocações nas redes sociais somam protestos em 23 estados e no Distrito Federal, num total de 154 municípios até agora. A informação é da página do movimento Vem pra Rua (VPR).
 
Preocupados com os rumos que toma a política brasileira, a organização da manifestação explica que o grande mote dessa vez é pelo “Fim da Corrupção” e “Fora Dilma”. 
 
A organização da manifestação em Cuiabá tem o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso (OAB-MT) e Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá (BPW).
Imprimir