Imprimir

Imprimir Notícia

01/03/16 às 23:51

UFMT promove sarau internacional com alunos estrangeiros

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizou nesta segunda-feira (29) o primeiro Sarau Internacional para recepcionar e se despedir de alunos estrangeiros que estão chegando ou partindo da universidade.

O evento teve apresentações de músicas brasileiras, como o típico rasqueado cuiabano, tradução de expressões cuiabanas em espanhol e inglês, apresentações culturais dos alunos intercambistas e interação entre os estrangeiros e nativos.

Gerente de Relações Internacionais da UFMT, Joíra Martins explica que a intenção do evento é comemorar a presença dos alunos estrangeiros abrindo espaço para mesclar a cultura nativa do país que os recebe com a cultura de sua localidade de origem. “Esse evento tem a finalidade de brindar a internacionalização com a interculturalidade, onde cada estudante e pesquisador pode expressar sua arte e sua cultura”.

A professora colombiana Maria Isabel Givaldo chegou em Cuiabá há duas semanas e veio cursar mestrado em história na UFMT. Para ela, o evento foi muito interessante para conhecer os demais estudantes de intercâmbio. “Você conhece estudantes de outras culturas, é muito interessante. As pessoas da universidade tem sido muito amáveis e nos ajudam em tudo”, frisa.

O Brasil é o terceiro país que Maria Isabel reside para estudar e ela conta que está muito animada em fazer a pós-graduação em Cuiabá. “É a primeira vez que estudo em outra língua, estou com um pouco de medo, mas fico muito alegre. Faz muito tempo que não estudo porque me formei há oito anos e depois de muito tempo vou voltar a ser estudante”.

Atualmente, há 43 alunos estrangeiros na UFMT e 28 estão ingressando no próximo semestre, vindos dos mais variados países: Alemanha, Colômbia, República Dominicana, Peru, Equador, Haiti, Portugal, dentre outros.
Além destes estudantes, a UFMT já recebeu ao todo 100 alunos estrangeiros desde 2012, quando a Secretaria de Relações Internacionais foi criada.
Imprimir