Imprimir

Imprimir Notícia

14/07/15 às 14:12 | Atualizada: 14/07/15 às 14:15

MPF promove audiência pública sobre a Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade

O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT), com apoio da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão (Meio Ambiente e Patrimônio Cultural), realiza, no dia 18 de julho, audiência pública para debater a Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade, na Câmara Municipal da cidade, a partir das 9h.

A proteção e valorização da cultura local expressa pela festividade estão entre os pontos de discussão da audiência pública, que irá reunir representantes do MPF, governo e sociedade civil. O objetivo é tornar a Festança mais visível como expressão cultural, chamando a atenção da comunidade local, do entorno e do próprio estado para a importância de sua preservação.
 
Também estão na pauta dos debates as atuais dificuldades e maiores desafios da comunidade para preservação da Festança, o registro como instrumento apto à proteção do patrimônio cultural imaterial brasileiro junto ao Iphan, o papel da sociedade, da União, do Estado de Mato Grosso e do Município de Vila Bela da Santíssima Trindade na proteção e promoção do patrimônio cultural imaterial.
 
“Festança” - O evento tradicional homenageia o Divino Espírito Santo com expressões culturais como a Dança do Congo e a Dança do Chorado e a fabricação do Canjinjin, bebida típica do município produzida à base de cachaça, gengibre, mel, canela, ervas aromáticas e outros componentes, preparada somente por mulheres.
 
A celebração, de grande valor histórico para a cidade, é dividida em duas partes: a preparação, caracterizada por reza, folia, levantamento de mastro e alvorada dançante. A segunda parte segue com missa, sorteio de novos festeiros, almoço e jantar.
 
Confira aqui o edital da audiência: http://4ccr.pgr.mpf.mp.br/atuacao/encontros-e-eventos/audiencia-publica/audiencia-publica-sobre-a-protecao-da-festanca-de-vila-bela-da-santissima-trindade-mt-18-07-2015
Imprimir