Imprimir

Imprimir Notícia

24/02/16 às 14:45

Com programação ampla, Parecis SuperAgro impulsiona mercado agrícola em Mato Grosso

A edição 2016 da Parecis SuperAgro contará com palestras renomadas e presenças de políticos como Jair Bolsonaro, do jornalista Heraldo Pereira e do ex-capitão do Bope, Paulo Storani. É o que revelou a grade de programação da 9ª edição da Parecis SuperAgro apresentada na noite desta terça-feira (23), em Campo Novo do Parecis – cidade que abriga o evento e fica localizada a 380 km de Cuiabá.

O lançamento oficial da feira – que já figura no rol das melhores e mais completas feiras de tecnologia e negócios do país – foi feito pela presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Giovana Velke. A 9ª Parecis SuperAgro acontecerá entre 10 e 13 de abril.

Conforme explanou a presidente, o objetivo da Parecis SuperAgro é de ser uma vitrine para o produtor rural, trazendo a Mato Grosso nomes de peso que possam levantar a discussão do cenário nacional e garantir conhecimento. Neste viés, a feira ainda promove palestras técnicas e cursos profissionalizantes.

“A Parecis SuperAgro está conseguindo trazer as melhores e mais novas máquinas do mercado e os serviços de ponta praticados no país, culminando na difusão de tecnologia e a realização de grandes negócios. Esse é o nosso objetivo: promover negócios e difundir conhecimento”, disse Giovana Velke.
Em 2015, a Parecis SuperAgro promoveu negócios na ordem de R$ 150 milhões com mais de 35 mil visitas e 75 expositores – muitos desses expositores lançam novas maquinas e defensivos na feira antes mesmo de chegar na Agrishow (tida como a maior do país).

Diante da variedade de tecnologia e qualidade da Parecis SuperAgro, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Claudiomiro Botin, lembrou que o momento é de grande oportunidade para expositores e produtores rurais alinharem-se às melhores novidades do mercado. “O produtor de Campo Novo do Parecis absorve muito rapidamente isso e incorpora em sua propriedade”, destacou. Segundo o secretário, a expectativa do Município é se consolidar, nos próximos anos, como um centro industrial de transformação da produção agrícola.

Presidente da Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis, o vereador Clovis Antonio de Paula, ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento a região. “Quem chegou aqui há 40 anos atrás não sabia que este cerrado seria essa grande potência chamada Parecis. Muitos acreditaram, investiram e fizeram deste cerrado uma área extremamente produtiva. . A Parecis SuperAgro nada mais é do que o reflexo dessas pessoas que lutaram e dedicaram as suas vidas para essa terra, impulsionando investimento em uma área que antes carecia de tecnologia. Isso fez diferença”, declarou.

Presente à solenidade, o presidente do Sistema Famato, Rui Prado, destacou que é preciso apoiar e reforçar a importância da Parecis SuperAgro para o setor produtivo mundial. Embora nova (em sua nona edição) a Parecis SuperAgro está servindo de exemplo para outras regiões do país.

“Não tenho dúvida de que a região de Campo Novo é protagonista na produção de alimentos para o mundo. E a Parecis SuperAgro contribuiu para consolidar esse posto. São poucas as feiras que trazem uma organização, diversidade de produtos e credibilidade como essa. Uma feira que está servindo de exemplo para outras regiões”, falou Rui Prado.

PARECIS SUPERAGRO – A Parecis SuperAgro tem como foco justamente a segunda safra de Mato Grosso. Na região de Campo Novo, a segunda safra ainda não começou a ser colhida devido às condições climáticas, mas é importante ressaltar que a região é destaque na segunda safra, sendo Campo Novo do Parecis campeã nacional na produção de milho de pipoca e girassol.
A região também produz feijão, arroz, milho comum, milho branco, algodão , cana-de-açúca e gado. No total, são mais de 1 milhão de hectares plantados durante a segunda safra na região de Campo do Parecis.

Na programação do evento estão previstas exposições de máquinas e implementos agrícolas, palestras técnicas e de personalidades nacionais, cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e apresentação de novas tecnologias no campo, além da área cultural com a realização do Cine Pipoca. O evento é promovido pelo Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis. Segue a programação:
 
Programação:
10 de abril: 13h – Tradicional leilão de gado
11 de abril: 8h30 – Solenidade de Abertura
9h – Palestra: Deputado Federal Jair Bolsonaro
16h – Palestra: “Manejo de sugadores na cultura da soja”, com Dr. Silvestre Belletini
12 de abril: 9h – Painel “Novos Caminhos para o Mato Grosso”, mediado Heraldo Pereira
14h – Palestra “Risco de mercado”. Com Guilherme Caldas.
13 de abril: 9h – Palestra “Os grandes desafios da competitividade no Brasil”, com Marcos Troyjo.
15h – Palestra “Como Construir uma Tropa de Elite”, com Paulo Storani.
Imprimir