Imprimir

Imprimir Notícia

23/02/16 às 18:08

Dicas de direção defensiva para motociclistas

As motocicletas vieram como uma alternativa de veículo mais econômico, além da possibilidade de otimizar o tempo do motociclista no trânsito. No entanto, o risco é maior em relação aos automóveis e a cada dia aumenta o número de pessoas envolvidas em acidentes com motocicletas. Para pilotar com segurança não basta apenas obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) o comportamento consciente do motociclista pode ajudar a prevenir acidentes. Veja abaixo algumas dicas de direção defensiva.
 
Equipamentos de segurança - Os equipamentos básicos de segurança obrigatórios para os motociclistas são: espelhos retrovisores; farol dianteiro na cor branca ou amarela; lanterna traseira na cor vermelha; iluminação na placa traseira; velocímetro; pneus em boas condições; dispositivo para controlar o ruído do motor e o capacete para o piloto e passageiro. Considerando esses equipamentos básicos de segurança, a dica é ficar atento às condições de cada item, pois além de garantir a segurança do piloto evita multas.
 
Manutenção preventiva - Um fator básico que todo motociclista precisa saber, mas  que é importante ressaltar. A motocicleta precisa estar sempre com a revisão em dia! Principalmente quando o piloto deseja programar uma viagem longa, a manutenção precisa ser feita regularmente para evitar transtornos durante a estrada. Como citado acima os pneus fazem parte desa fase e se precisar trocá-los confira os diferentes modelos disponíveis no mercado, mas utilize aquele que é recomendável para a sua moto.
 
Pontos cegos - Os pontos cegos são aquele ponto de visão que os motoristas não enxergam. Os automóveis possuem oito desses pontos cegos: dois ao lado do para-brisa; dois no meio do carro; duas nas colunas traseiras e mais dois pontos relativos aos espelhos retrovisores laterais. Portanto, o motociclista deve evitar ao máximo ficar próximo desses ponto.
 
Atenção - Estar atento no trânsito significa estar de olho em tudo ao seu redor e ser paciente. É importante que o piloto mantenha o olhar sempre á frente  e quando precisar fazer algum movimento diferente ter a certeza de que os veículos próximos estão vendo a motocicleta. Nesse momento ser paciente é a chave para uma boa percepção, pois um movimento brusco pode colocar muitas vidas em risco.
 
Distância segura - Manter uma certa distância dos veículos à frente pode evitar certos acidentes. O correto é manter pelo menos 3 segundos de distância de veículo para veículo, mas sabemos que durante os congestionamentos é difícil seguir essa regrinha. Então, na hora de usar o corredor no trânsito, procure passar devagar entre os carros usando a buzina quando achar necessário.
Imprimir