Imprimir

Imprimir Notícia

23/02/16 às 09:14

Pesquisador australiano do Inpa elogia trajetória de pesquisa da UFMT

O pesquisador e professor australiano William Ernest Magnusson esteve na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na última sexta-feira (19), como examinador externo da banca de mestrado de Everton Bernardo Pereira de Miranda, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade. A defesa foi realizada no Auditório do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) do Câmpus de Cuiabá.

Miranda pesquisou sobre tamanho e dimorfismo sexual da sucuri-amarela. Os estudos foram conduzidos na região de La Estrella (extremo norte da Argentina), às margens do rio Pilcomayo, com vegetação predominante de carandás e taboas. Foram também abordadas a relação entre tamanho e frequência alimentar, e que as fêmeas são maiores que os machos por conta da energia dispendida na reprodução e geração de filhotes.

Pesquisador titular do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Magnusson acompanha as pesquisas conduzidas na área por 33 anos em Cuiabá. “A produção científica local incrementou bastante, tanto em quantidade quanto em qualidade. Presenciei a criação e a trajetória crescente do Programa, que agora possui nota cinco na Avaliação Trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O corpo docente tem publicado regularmente em periódicos de alto nível, e acredito que o próximo passo é a integração nacional e internacional com outros grupos de pesquisa”, finalizou o professor.
Imprimir