Imprimir

Imprimir Notícia

11/02/16 às 16:35 | Atualizada: 11/02/16 às 17:31

Água Boa recebe workshop sobre o Plano ABC nesta sexta-feira (12)

Nesta sexta-feira (12.02), Água Boa recebe o workshop sobre o Plano ABC, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e parceiros. O evento será realizado às 8h, no Sindicato Rural. O público-alvo são produtores rurais, projetistas e técnicos interessados sobre como funciona o programa. A participação é gratuita e não é necessário se inscrever.

Ainda na sexta-feira, às 19h30, será realizado workshop em Confresa. Já nos dias 16 e 17 de fevereiro será realizada a capacitação do Plano ABC em Nova Xavantina. A capacitação é voltada somente para técnicos e projetistas, que devem se inscrever previamente. As inscrições para a capacitação seguem até a próxima segunda-feira (15.02). A participação é gratuita e o interessado deverá fazer sua inscrição pelo site www.aprosoja.com.br. Mais informações pelo (65) 3644-4215. 

Serão abordados os seguintes temas: Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs), Sistema Plantio Direto (SPD), Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN), Florestas Plantadas, Tratamento de Dejetos Animais e Adaptação às Mudanças Climáticas.

“Os workshops funcionam como um chamamento para que os produtores rurais, projetistas e técnicos fiquem instigados sobre como funciona o Plano ABC. Já as capacitações têm como público-alvo projetistas e técnicos. Nelas eles serão informados de como funcionam as tecnologias, todo o passo a passo para acessar os recursos e como montar o projeto”, destaca o secretário-adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon.
 
Criado em 2010 com o objetivo de incentivar a adoção de ações na agropecuária que contribuam para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), o Plano ABC disponibiliza linhas de crédito específicas para o produtor rural investir em práticas de produção mais sustentáveis. Porém um dos maiores entraves do produtor para conseguir os recursos é a elaboração do projeto técnico.

A Sedec conta com a parceria da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Famato, Senar, Acrimat,Acrismat, Aprosoja, Banco do Brasil, Arefloresta, Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MT/Mapa) e da Embrapa Agrossilvipastoril.
 
Região Leste

Workshop:  

- Água Boa: 12/02 às 8h – Sindicato Rural
Temas: ILPF, recuperação e manejo de pastagens e plantio direto.

- Confresa: 12/02 às 19h30 – Tatersal de Leilões (Parque de Exposições)
Temas: ILPF, recuperação e manejo de pastagens e plantio direto.
 
Capacitação: 
- Nova Xavantina: 16 e 17/02 - Período Integral – Sindicato Rural/ Fazenda Brasil
.
Imprimir