Imprimir

Imprimir Notícia

08/02/16 às 15:12

"CAPITAL DA SOJA" - Unidos da Tijuca se destaca com enredo sobre Sorriso

As seis escolas passaram pela Sapucaí sem sobressaltos neste domingo de desfiles de Grupo Especial do Rio.

Beija-Flor, Unidos da Tijuca e Mocidade Independente de Padre Miguel foram os destaques. Grande Rio, Estácio de Sá e União da Ilha também desfilaram.
A noite teve exaltação à São Jorge, celebração dos Jogos Olímpicos, homenagem às cidades de Sorriso (MT) e Santos (SP), além de passeios pelas histórias de Dom Quixote e do Marquês de Sapucaí que batiza a passarela do samba.
Entre os momentos marcantes deste primeiro dia, destaque para o galope de cavalo marionete gigante da Estácio, as coreografias de paratletas cadeirantes acrobatas da União da Ilha e os 40 anos de avenida de Neguinho da Beija-Flor.

Foi a noite de veteranos, mas também de uma estreante. Anitta sambou como musa da Mocidade pela primeira vez, em desfile politizado.

A Sapucaí teve ainda o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima cruzando correndo a avenida com uma réplica da tocha olímpica e o choro da rainha de bateria Luana Bandeira, da Estácio, impedida de cuspir fogo durante o desfile.

Nesta segunda-feira (8), outras seis escolas completam os desfiles do Grupo Especial: Vila Isabel, Salgueiro, São Clemente, Portela, Imperatriz Leopoldinense e Mangueira.

A campeã será conhecida na quarta-feira (10), quando acontece a apuração dos votos.

Estácio de Sá

Após oito anos longe da elite, a Estácio de Sá abriu o carnaval falando de São Jorge. A comissão de frente tinha bonecos gigantes que deram vida a um cavalo marionete. Ele galopava e saudava o público, através de cordas puxadas pelos bailarinos. Fantasias com luzes LED chamaram a atenção e a rainha de bateria Luana Bandeira representou um dragão. Ela cuspiria fogo, mas não foi autorizada pelos bombeiros.

União da Ilha

A União da Ilha do Governador levou para a Sapucaí um enredo carioquíssimo. Com um sol de LED gigante, cadeirantes acrobatas na comissão de frente e uma "superala" de tipos cariocas, a escola contou como o Rio conquistou os deuses do Olimpo que vieram conhecer a cidade das Olimpíadas 2016. Alas e alegorias divertidas e leves retrataram o bom humor carioca. A escola inovou ao trazer uma "superala" com 44 fantasias diferentes de personagens da cidade e ao colocar o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima cruzando correndo a Sapucaí antes do desfile. A bateria foi outro ponto alto com "paradões".

Beija-Flor

A campeã do último carnaval cantou neste ano a história do personagem que dá nome à passarela do samba: o Marquês de Sapucaí. O enredo não foi obstáculo para a escola de Nilópolis apresentar um desfile luxuoso, marcado pela opulência barroca e pelo abuso do dourado, além da tradicional força e empolgação da sua comunidade. A apresentação celebrou ainda os 40 anos do intérprete Neguinho da Beija-Flor e os 25 anos de carreira do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Claudinho e Selminha Sorriso.

Grande Rio

A Grande Rio fez homenagem à cidade de Santos. Neymar e Pelé foram convidados, mas não puderam ir. Faltaram ícones do Santos, mas sobraram celebridades. Susana Vieira, Thaila Ayala, Paloma Bernardi, Monique Alfradique, Ana Hickmann, Deborah Secco e Daniela Albuquerque passaram pela Sapucaí, entre outras famosas.

Mocidade

Penúltima escola a entrar na Sapucaí no primeiro dia de desfiles do carnaval do Rio, a Mocidade Independente de Padre Miguel resgatou os enredos politizados para tentar quebrar um jejum de 19 anos sem título. A cantora Anitta estreou como musa da escola, vestindo uma fantasia sobre a ditadura militar e à frente de um carro em forma de tanque. Claudia Leitte desfilou pelo segundo ano como rainha da bateria.
Unidos da Tijuca
Última escola a desfilar no 1º dia do Grupo Especial, a Tijuca fez uma homenagem à cidade de Sorriso, no Mato Grosso, conhecida como capital da soja. Ela abordou da criação do homem através do barro ao desenvolvimento da agricultura e vida no campo. O carro que chamou mais atenção foi um em forma de colheitadeira, com integrantes fantaseados de "supermilhos" no alto e que fazia a colheita de uma ala de milhos.
Imprimir