Imprimir

Imprimir Notícia

08/02/16 às 14:46

Projeto arrecada alimentos em jogo de futebol com índios em Cuiabá

Um projeto social para arrecadar alimentos para indígenas xavantes foi realizado neste domingo (7) por moradores do Bairro Recanto do Sol, em Cuiabá. Os moradores e os índios participaram de uma partida de futebol beneficente no bairro. Além dos alimentos, os índios ganharam roupas e acompanhamento nutricional para as crianças indígenas.

É o segundo ano que o jogo é realizado. Os moradores receberam os índios xavantes que vieram das aldeias Sangradouro, em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, e da aldeia São Pedro, de Barra do Garças, a 516 km da capital mato-grossense. Antes do jogo, os índios fizeram uma apresentação de um ritual para os moradores. Todo o custo da passagem e alimentação dos indígenas foi bancado pelos moradores.

 
Crianças indígenas passam por acompanhamento nutricional no projeto (Foto: Reprodução/TVCA)Crianças indígenas passam por acompanhamento nutricional no projeto (Foto: Reprodução/TVCA)
 
“As comunidades indígenas, principalmente os xavantes, têm um potencial para o futebol, pra corrida e até pro vôlei, que a comunidade não índia, que somos nós, desconhecemos. A intenção é essa: mostrar, valorizar e que as pessoas comecem a se perceber que nas comunidades indígenas existem grandes esportistas”, declarou Suzana Hirook, coordenadora do Museu de Pré-História Casa Dom Aquino.
 
As crianças que vivem na aldeia também vieram assistir ao jogo de futebol. A Pastoral da Criança apoia o projeto e faz o acompanhamento nutricional das crianças. “A gente marca no calendário pra ver como está o peso [da criança]. Se o peso estiver baixo nós cadastramos a criança e mandamos para a pastoral. As mães que têm crianças doentes nós temos mistura e levamos para ajudar na alimentação deles. Colocamos no suco e na comida”, disse a voluntária da pastoral, Luciane Monteiro.

No jogo do ano passado os xavantes perderam por 7 a 0. Neste ano os índios levaram a melhor: venceram por 7 a 3. “O importante é a amizade com os amigos do Recanto do Sol. A alegria, não só para os xavantes, mas para todos os moradores”, comemorou Roque Xavante, coordenador da equipe indígena.
Imprimir