Imprimir

Imprimir Notícia

30/01/16 às 12:02

Pesar - Unemat chora a morte do professor Maldonado, o primeiro reitor da Instituição

A Universidade do Estado de Mato Grosso lamenta a morte do professor Carlos Reye Maldonado, 54 anos ocorrida neste sábado em Cuiabá, às vésperas de completar 55 anos na próxima quinta-feira (04). Ele foi vitima de complicações de saúde e deixa mulher e três filhos.

Formado em Direito pela USP, Maldonado atuava há quase 30 anos na Unemat como professor de Ciências Sociais, junto ao curso de Direito no Campus de Cáceres.

O professor Carlos Maldonado tem seu nome marcado na história da Unemat, pois era o diretor da Fundação Centro de Ensino Superior de Cáceres (FCESC) no período de 1989 a 1993, momento em que a Instituição amplia sua atuação para outros municípios de Mato Grosso além de Cáceres. Ele também foi o responsável por formular e implantar o projeto de criação da Universidade do Estado de Mato Grosso, sendo seu primeiro reitor.

Ele ingressou na Instituição em 1986 como professor contratado, em seguida assumiu a função de coordenador da Instituição e após a criação da Unemat assume a função de reitor nomeado, sendo eleito em seguida para ocu na função de reitor foi nomeado para comandar a Instituição em 1994 e ficou na função até 1996 quando renunciou para assumir a função de secretário de Educação de Mato Grosso, função que exerceu entre os anos de 1996 e 1997.  Também foi secretário de Educação de Cuiabá entre os anos de 2000 a 2004, e exerceu a função de coordenador regional da Unesco em Mato Grosso e coordenador da Consulta da Carta da Terra no Brasil.

A reitora da Unemat, professor Ana Di Renzo, decretou luto oficial e disse lamentar profundamente a perda. “A Unemat chora a morte do seu idealizador, mas a lembrança de que acreditar na utopia é condição para a mudança acontecer ficará para sempre no coração daqueles que com ele aprenderam a compreender o mundo. Maldonado tem seu nome impresso profundamente na história da nossa universidade”, disse a reitora. O campus Jane Vanini, onde o professor atuava também decretou luto oficial.

O corpo será velado na Câmara Municipal de Cáceres.
Imprimir