Imprimir

Imprimir Notícia

26/01/16 às 12:55 | Atualizada: 26/01/16 às 13:14

Forças de Segurança recuperam 2.733 veículos em 2015

Para cada dez veículos roubados ou furtados na Grande Cuiabá, oito são recuperados. Em 2015, foram localizados 2.733 veículos de todos os tipos em Cuiabá e Várzea Grande. As duas cidades apresentam redução de 20% nos roubos de veículos de todos os modelos. Separadas, Cuiabá registrou queda de 4% e Várzea Grande diminuiu 34% nas ocorrências de roubos.  Os dados são da coordenadoria de Estatísticas da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

As recuperações de veículos são resultado do trabalho de patrulhamento ostensivo  aéreo do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPaer),  das checagens de veículos nas rondas policiais e, principalmente, a atenção dos policiais durante diligências rotineiras, que tem elevado o numero carros, caminhonetes e motocicletas localizados nas cidade de Cuiabá e Várzea Grande, além da importante colaboração do cidadão com denúncias, via 197  da Polícia Civil, e 190 da PM, no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).

As investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (Derrfva), da Polícia Judiciária Civil, concentram na desarticulação de grupos criminosos que agem individualmente em roubos e furtos de veículos e também nas quadrilhas especializadas que subtraem os carros com a finalidade de adulteração, as chamadas clonagens, desmanche para comércio de peças usadas e para trocar por droga e armas na fronteira.

“Estamos prendemos bastante as quadrilhas que estão adulterando veículos para depois comercializar. Veículos clonados são o que temos mais apreendido e temos efetuado mais prisões”, disse o delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.

Em 2016, segundo o delegado, já são 330 veículos recuperados, 16 operações realizadas e 42 pessoas presas. “Estamos só no começo do ano e a tendência é aumentar esses números para que possamos restituir mais veículos à vítimas”, destacou.

Uma dessas ações ocorreu na segunda-feira (25.01), com a prisão de quatro pessoas na posse de um automóvel roubado. A ação dos policiais da Delegacia de Veículos levou a prisão de Victor Peixoto Rodrigues, Edvaldo Sebastião Silva Brito, Lucas Oliveira Ribeiro e Kairo Vinicius Neves Braga. Eles foram autuados por crimes de receptação, associação criminosa, adulteração de sinal identificador de veículo e  uso de documento falso.

O grupo foi flagrado no estacionamento de um supermercado na posse de um automóvel Corola, prata, roubado no dia 14 de janeiro de 2016, no bairro Altos da Serra, em Cuiabá, que seria repassado para um comprador. Durante a abordagem, os suspeitos apresentaram um Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) falso.

Em checagem, foi constatado que o carro estava com as placas e os chassis adulterados, sendo a placa original do automóvel OGX 6712. Os quatro não tiveram fiança aplicada por serem penas privativas de liberdade e serão apresentados em audiência de custódia nesta terça-feira (26.01).

A integração dos trabalhos da Polícia Civil com a Polícia Militar por meio de ações para prisão e recuperação de veículos e também das delegacias de polícia, que mesmo fora de sua atribuição, contribuem para os índices de recuperação. Um desses exemplos vem da Delegacia do Consumidor que recuperou dois veículos entre segunda e terça-feira (25 e 26).

Na segunda-feira (25), a equipe da Decon  recuperou um veículo, um Ford EcoSport, roubado no mesmo dia, no bairro Novo Terceiro, em Cuiabá. O roubo aconteceu durante a manhã, quando a vítima saía da garagem de casa com o automóvel e foi abordada pelos criminosos. No início da tarde, os investigadores da Decon, localizaram o veículo escondido em uma casa abandonada, no bairro Nova Aliança, em Várzea Grande
.
Nesta terça-feira (26), em menos de 1 hora, os policiais novamente em diligências de crimes contra o consumidor, acabaram apreendendo outro veículo roubado, uma picape  Saveiro Cross branco, levada no começo desta manhã de residência no bairro Verdão, em Cuiabá.

Os policiais ouviram a ocorrência via rádio, durante deslocamento para entregar uma intimação em Várzea Grande, e se deparam com o veículo. O condutor abandonou o veículo e fugiu para um matagal, no Distrito da  Passagem da Conceição, em Várzea Grande. A equipe realizou a vistoria na Saveiro e constatou ser o veículo roubado hora antes.
Imprimir