Imprimir

Imprimir Notícia

15/01/16 às 09:51

Gaúcha do Norte recebe visita de representantes da Defesa Civil de Cuiabá

Na noite de quarta-feira (13), a população de Gaúcha do Norte recebeu a visita de representantes da Defesa Civil de Cuiabá no Sindicato Rural.

Com o objetivo de trazer orientações, a visita dos representantes se deu perante a publicação oficial do decreto N° 582 elaborado no dia 29 de dezembro de 2015, com a declaração de situação anormal caracterizada como Situação de Emergência de áreas afetadas pela estiagem durante a época de plantio da cultura da soja. O documento foi elaborado e publicado pela prefeitura municipal.

Baseando-se no relatório de perdas apresentado pelo Sindicato Rural e levando em consideração de que a agricultura é uma das principais atividades geradoras de empregos e renda a população Gaúcho Nortense, no decreto, o prefeito Nilson Francisco Aléssio aponta a perda de parte significativa das áreas ocupadas pela cultura da soja na decorrente safra 15/16.

Cumprido o passo de publicação do decreto, no segundo momento os representantes da Defesa Civil realizaram uma reunião e orientaram os produtores e todos os presentes como deve se proceder para que a situação de calamidade declarada tenha respaldo e venha a atender as reivindicações da classe. Porém para que isso seja possível, vários passos precisam ser realizados, no momento um deles é a criação de uma coordenadoria dentro da prefeitura, a qual está sendo estudada.

Após a criação, a coordenadoria deverá monitorar a situação das lavouras, as propriedades e todos os locais e estabelecimentos que se dizem afetados pela estiagem devem ser visitados, laudos devem ser elaborados e repassados a Defesa Civil de Cuiabá, inicialmente.

  Imprimir