Segundo ele, os trabalhos no trecho de 383 km serão lançados com outorga concedida para a obra da estrada de ferro entre Vitória e Minas Gerais. A outorga da Vale foi aprovada em dezembro de 2020 por mais 30 anos. O projeto da Fico entrou com investimento previsto em R$ 8,7 bilhões.
“[A obra] vai ligar a Ferrovia do Araguaia à Ferrovia Norte-Sul, ligando Água Boa a Mara Rosa. A Vale vai pagar sua outorga fazendo uma obra, ela vai pagar uma obrigação de pagar com uma obrigação de fazer, ela vai entregar uma ferrovia pronta”, disse.
O Instituto Brasileiro e Recursos Naturais (Ibama) já concedeu a nova licença de instalação da Fico. Os projetos foram alterados para reduzir a quantidade de aterros com altura superior a 20 metros, que estavam previstos para os quilômetros iniciais, para permitir a travessia de animais de um lado ao outro da linha.
Conforme o ministro Tarcísio, a tendência é que os trilhos da ferrovia sejam estendidos até Lucas do Rio Verde (384 km de Cuiabá), já numa fase menos burocrática de concessões, por causa das obras que estão prontas.