Imprimir

Imprimir Notícia

27/12/15 às 13:23 | Atualizada: 27/12/15 às 14:07

Família de Niquelândia (GO) arrecada roupas para os índios Xavantes; Água Boa News faz a entrega na Aldeia Serra Nova

Incumbiu-nos uma família de Niquelândia (GO) funcionários da Votorantim Metais, que chegassem até os índios xavantes certa quantidade de roupas usadas e a entrega foi feita neste domingo 27 de dezembro.
 
Em 2008 durante uma viagem á Mato Grosso, passando por Água Boa o Blog do Kassu acompanhou a visita desta família a duas Aldeias Tripá e Babaçú onde conheceram a realidade da vida dos indígenas, daí surgiu à ideia de fazerem arrecadações e enviar na época de natal os presentes.
(Ver AQUI a reportagem)
 
Para a cabeleireira Vilma Nunes que foi a idealizadora da arrecadação é uma maneira de ajudar quem precisa aproveitando aquilo que muitas das vezes seriam jogados no lixo. “Vi de perto quando visitamos as aldeias a real necessidade principalmente das mulheres e crianças, daí as peças de roupas, colchas e lençóis são destinadas para essas pessoas mais necessitadas. Quero agradecer as pessoas que fizeram de coração as doações”.
 
A diretora do depto. social do site Água Boa News, Idelgmar Pereira da Silva, trabalha há mais de 17 anos com intermediação de roupas, calçados, móveis e brinquedos, disse por que escolheu a Aldeia Serra nova para a boa ação: "a escolha da aldeia Serra Nova localizada na Terra Indígena Areões no município de Água Boa, foi por ser uma comunidade que está começando agora e está mais carente de tudo são pessoas praticamente da mesma família dissidentes de outras aldeias que se ajuntaram e estão construindo a nova comunidade".
 
O cacique Mauro Xavante disse ao Água Boa News que até a estrada de 6 km que liga a BR 158 à aldeia foi aberta graças a ajuda de um fazendeiro vizinho que mandou um trator para fazer o serviço da estrada e a abertura do acampado da aldeia. Os demais serviços foram feitas pelos índios onde no lugar das manilhas nas grotas foi improvisada a passagem com madeiras roliças.
 
O cacique também informou que segundo a tradição Xavante quando índios mudam deixam tudo para trás e tem que recomeçar do nada e que estão abrindo novas roças para o plantio de mandioca e abóbora.
Imprimir