Imprimir

Imprimir Notícia

25/03/21 às 09:52

'Precisamos da colaboração da população; sozinhos, não vamos vencer o vírus', afirma governador

O governador Mauro Mendes pediu que a população mato-grossense ajude o Governo de Mato Grosso a combater o avanço da covid-19, frente à situação crítica de aumento de mortes, internações e contaminação não só no estado, mas em todo o país.

Mato Grosso lidera o ranking dos estados com a menor adesão da população ao distanciamento social, de acordo com o site InLoco, que realiza o monitoramento.

O distanciamento social, de acordo com a comunidade científica, é uma medida fundamental para reduzir o contágio e, consequentemente, o número de mortes. Nos últimos dias, o estado chegou a bater recorde diária de mortes: 125.

“Nós precisamos da colaboração da população e dos demais poderes. Sozinhos, nós não vamos vencer essa guerra contra o vírus. Precisamos todos nos unir em uma verdadeira guerra contra o vírus, para vencer essa pandemia”, pediu.

Mauro Mendes destacou que o Governo de Mato Grosso tem feito tudo que está ao seu alcance para estruturar o sistema de saúde.

“Mato Grosso não tinha nenhuma UTI exclusiva para a covid no início de março de 2020. Pouco mais de um ano depois, temos 535 para tratar casos de covid, seja as pactuadas, cofinanciadas e próprias. Estamos em processo de abertura de mais 120 UTIs e 500 leitos clínicos. O problema não é dinheiro, meus amigos. Temos recursos para abrir outras centenas. Mas dependemos de profissionais de saúde, que estão escassos, que estão trabalhando no limite. Precisamos de remédios para UTIs, que dependem do Governo Federal. E de vacinas, que estão chegando aos poucos. Estamos negociando com laboratórios para aquisição direta de vacinas, agora que recebemos a permissão de compra pela Justiça e pelo Governo Federal, mas não é um processo que ocorre do dia para a noite”, pontuou.

O gestor ressaltou que também foram distribuídos mais de 600 mil testes para todos os 141 municípios e que outros 550 mil estão em processo de aquisição.

“Enviamos recursos extras de R$ 70 milhões para as prefeituras ampliarem o combate e a prevenção. Ampliamos o Hospital Metropolitano e o Hospital Estadual Santa Casa. Abrimos o Centro de Triagem, que oferece testagem, atendimento, exames, tomografia e até medicamentos se o médico prescrever. Somos o estado que mais testa a população no Centro-Oeste e o que tem a maior média de UTIs por 100 mil habitantes. Mas se a população não colaborar e praticar o distanciamento e as medidas que todos conhecemos, nunca teremos leitos suficientes. Precisamos de cada um de vocês para superar essa situação difícil e evitar que mais vidas sejam perdidas. Por isso, vamos fazer um pacto pela vida, e travar uma guerra contra a aglomeração”, concluiu.
Imprimir