Imprimir

Imprimir Notícia

18/03/21 às 10:43

Em plena pandemia, Querência, Água Boa e Canarana geraram mais de 600 empregos em janeiro

Canarana – Os municípios de Canarana-MT, Querência-MT e Água Boa-MT, vizinhos no Médio Araguaia, criaram no mês de janeiro de 2021, juntos, 665 vagas de trabalho com carteira assinada, refletindo a força econômica das três cidades, que possuem o agronegócio como principal gerador de empregos e de renda. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

É bem verdade que o Mato Grosso e o Brasil também fecharam o primeiro mês do ano com mais contratações do que demissões, mesmo em meio a uma terrível pandemia, que tem provocado uma das maiores quedas do PIB mundial na história. Porém, a porcentagem de crescimento de novas vagas nos três municípios é maior do que a estadual e a nacional.

Em Água Boa o crescimento em reação ao número de pessoas empregadas foi de 2,66% (146 novas vagas), Canarana de 2,74% (112 novas vagas) e Querência de 7,62% (407 novas vagas). No Mato Grosso o crescimento foi de 1,71% em janeiro (12.657 novas vagas) e no Brasil foi de 0,66% (260.353 novas vagas). No Estado, o setor que mais gerou empregos em janeiro foi justamente o agronegócio, com 4.040 novas vagas.

Municípios que não possuem o agronegócio como principal setor econômico, estão sentido mais os reflexos da pandemia, devido às medidas restritivas de fechamento do comércio e da indústria. Barra do Garças-MT, na mesma região, é um exemplo disso e teve saldo negativo na relação de contratações e demissões em janeiro, com o fechamento de 159 postos de trabalho (-1,09%).
Imprimir