Imprimir

Imprimir Notícia

22/02/21 às 09:51 | Atualizada: 22/02/21 às 10:27

Sistema de plantio direto contribui para sequestrar carbono, aponta especialista

Em uma área de 1 hectare com sistema de plantio direto, o produtor pode obter de 0,5 a 1 tonelada de carbono sequestrado por ano — o equivalente à produção de quatro carros emitindo CO2 ao longo de 12 meses. O dado foi mostrado a 360 produtores brasileiros, do Amapá ao Rio Grande do Sul, durante a jornada técnica do Carbono, que integra o projeto Carbono 360, da Bayer, com palestras lideradas pelo diretor técnico da ConnectFarm, Antonio Luis Santi.
 
Entre janeiro e fevereiro, em encontros virtuais coordenados pela Bayer, foram abordados temas como a importância de práticas sustentáveis no campo, de modo a contribuir para a redução dos gases geradores de efeito estufa e da potencialidade do mercado de crédito de carbono. De acordo com Santi, a adoção dessas práticas, por meio da definição e da avaliação de protocolos, ajudará a melhorar a produtividade em sistemas de produção como milho e soja.
 
“O carbono é um componente-chave dos sistemas de produção e tem papel decisivo na preservação do solo”, aponta o diretor técnico da ConnectFarm. “A redução da emissão de carbono é um tema que está na agenda mundial. É um mercado promissor e que vai trazer ganhos econômicos e sociais aos produtores e também ao meio ambiente. Como grande produtor de alimentos, o Brasil tem papel estratégico e deve contribuir para que os impactos do efeito estufa sejam mitigados”, complementa.
 
Atualmente, a ConnectFarm já está levando tecnologia e assistência técnica a 24 produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul e São Paulo no projeto Carbono +, também parte da Iniciativa Carbono da Bayer e certificado pela Embrapa. A iniciativa tem como meta reduzir, até 2030, as emissões de gases geradores de efeito estufa em 30%, e, no futuro, a empresa deverá comprar créditos dos produtores.
 

ConnectFarm
 
Com atuação em território nacional, a ConnectFarm busca ampliar a produtividade, otimizar recursos e maximizar a rentabilidade dos produtores. Possui em sua carteira cerca de 130 produtores rurais, totalizando cerca de 30 mil hectares sob sua análise.  Um dos projetos da agrotech é o Índice de Gestão Ambiental (IGA), baseado em um algoritmo que insere atributos do solo, das plantas e do ambiente. O sistema melhora a inteligência à medida que aumenta sua base de dados, permitindo uma recomendação mais assertiva para cada ambiente da propriedade. Em 2020, a ConnectFarm venceu o Desafio Nacional de Máxima Produtividade do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), na categoria "Irrigado". Em uma propriedade em Boa Vista das Missões, alcançou uma produtividade de 111,9 sacas de soja por hectare — a média no Brasil é de 54,5 sacas/ha.
 

Bayer
 
É uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar pessoas apoiando-as para superar os maiores desafios apresentados pelo crescimento e envelhecimento populacional. Além disso, a companhia visa criar valor por meio da inovação e crescimento. A Bayer é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e a marca Bayer representa confiança, credibilidade e qualidade ao redor do mundo. No ano fiscal de 2019, com cerca de 104 mil colaboradores, obteve vendas de € 43.5 bilhões. Os investimentos totalizaram € 2,9 bilhões e as despesas com Pesquisa & Desenvolvimento.
Imprimir