Imprimir

Imprimir Notícia

15/12/20 às 10:46

Barra do Garças - Seciteci oferta 90 vagas para curso profissionalizante gratuito de Condutor de Turismo

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Seciteci) ofertará 90 vagas gratuitas para o curso de Condutor de Turismo, promovido na modalidade ensino a distância (EAD) pela Escola Técnica Estadual (ETE) de Barra do Garças (MT). O edital pode ser acessado AQUI.

As inscrições estarão abertas no site da Seciteci, a partir do dia 16 de dezembro, e se encerram no dia 18. As aulas terão início em 25 de janeiro de 2021. O processo de seleção será por ordem de inscrição. Caso ocorra mais inscritos, haverá uma lista de vagas remanescentes.

O secretário da Seciteci, Nilton Borgato, ressalta que este curso será realizado com recursos próprios do Estado, para ampliar a capacitação no setor de turismo na região.

“Barra do Garças é uma cidade com muitos atrativos turísticos e com potencial neste setor. Por isso este curso vai ao encontro às necessidades do mercado de trabalho local, e atende a uma demanda do município, que por meio da secretaria de turismo já tem atuação regulamentada desse profissional”, disse.
Como requisitos o candidato deve ter no mínimo 18 anos, concluído o 6º ano do ensino fundamental e ter acesso a computador com Windows 7 ou Windows 10 instalado, com no mínimo 2 GB de memória RAM e acesso à internet.

As primeiras 70 vagas serão preenchidas prioritariamente pelos residentes dos municípios de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças. As demais poderão ser preenchidas por moradores de outras cidades num raio de até 150 km na região, entre eles: Araguaiana, General Carneiro, Nova Xavantina, Torixoréu. 

O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Stephano do Carmo, reforça que neste momento de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, os cursos EAD se tornaram ainda mais necessários para a qualificação profissional.

“Vivemos um momento de crise, causada pela pandemia, por isso a sociedade teve que se adequar aos novos formatos de convivência social e também de estudos, que é uma excelente maneira de ocupar o tempo de forma produtiva, e o EAD se tornou fundamental neste processo”, ressaltou.

A coordenadora de Educação Profissional e tecnológica da Seciteci, Ana Flavia Derze Soares, explica que este curso forma perfil profissional para conduzir visitantes e turistas em Unidade de Conservação legalmente protegidas.

“O aluno vai atuar nos procedimentos de orientações e informações sobre os aspectos ambientais e socioculturais do atrativo, além de auxiliar o guia de turismo. As aulas serão on-line, mas terão atividades práticas obrigatórias, com simulações de trabalhos presenciais realizadas no parque estadual da Serra Azul”, falou.

O curso contempla componentes curriculares de itinerário formativo como curso Técnico em Guia de Turismo Regional, mas a atuação deste profissional é local, limita-se apenas ao município em estudo. A intenção é abrir novas vagas em outros municípios que tenham a regulamentação para atuação deste profissional.

A Seciteci divulgará a lista com as matrículas deferidas no dia 21 de dezembro.  Os alunos receberão certificados após a conclusão do curso.
Imprimir