Imprimir

Imprimir Notícia

11/12/20 às 14:30 | Atualizada: 11/12/20 às 14:45

Santa Terezinha (MT) - De cortar o coração: fazendeiro enterra 50 cabeças de gado que raio matou

A manhã da última terça-feira veio com um choque para o produtor Afonso Haas, do assentamento Reunidas II, em Santa Terezinha (MT). Como de costume, ele levantou cedo para arrebanhar o gado e se deparou com uma cena de cortar o coração: mais de 50 animais — entre vacas, bezerros e novilhas — mortos ao redor de uma árvore.

Investigando o local, deparou-se com sinais de queda de raio. De acordo com a cunhada do produtor, Maria Irene Schons Haas, é provável que a tragédia tenha acontecido por volta das 19h30 da segunda-feira, quando começou a chover e ouviu-se um trovão muito alto.

“Como de costume quando começar a chover, os animais vão para debaixo de árvores. Quase 99% estavam embaixo dessa árvore onde o raio bateu”, relata Maria Irene.
 
gado morto por raioFoto: arquivo pessoal
 
Afonso Haas trabalha com gado nelore corte para cria (quando os bezerros desmamam, ele os vende), no sítio Dois Irmãos, em Santa Terezinha. Segundo estimativas iniciais, o prejuízo deve ficar entre R$ 150 mil e R$ 200 mil. Além dos animais mortos pelo raio, outros sete bezerros ficaram órfãos nesta tragédia e também demandarão cuidados especiais.

“Nunca ouvi falar de acontecer algo assim aqui por perto, não com essa quantidade de animais”, lamenta a cunhada do produtor, em conversa com o Canal Rural.

Gado atingido por raio deve ser enterrado

Instrução normativa do Ministério da Agricultura determina que animais mortos na propriedade rural não devem ser destinados a consumo humano ou animal. As carcaças devem ser queimadas e enterradas fora das áreas utilizadas para o manejo da exploração pecuária e afastado das demais instalações da propriedade.

Gado morto em decorrência de raio ou de frio pode ficar por horas no campo, longe de condições sanitárias ideais e, portanto, sujeito a contaminações.

A família Has abriu uma grande vala coletiva e usou um trator para mover os animais.
Imprimir