Imprimir

Imprimir Notícia

02/12/20 às 10:24 | Atualizada: 02/12/20 às 10:52

Água Boa perde centro de hemodiálise: Dep. Dr. Eugênio diz que prefeito não assinou o convênio - veja vídeo

O município está perdendo uma verba histórica de R$ 2 milhões para a construção do Centro de Hemodiálise. A confirmação foi dada pelo deputado estadual Dr. Eugênio.

Ele encaminhou via orçamento do Governo do Estado, emenda parlamentar para beneficiar Água Boa com esse recurso. Porém, segundo o deputado Dr. Eugênio, o prefeito de Água Boa não assinou o convênio.

Hemodiálise é um tratamento especializado ao qual são submetidas todas as pessoas com problemas renais crônicos. Atualmente, pacientes de várias cidades da região precisam passar por hemodiálise 3 vezes por semana em Barra do Garças.

Isso exige longos deslocamentos e recursos públicos para o transporte dos doentes. O Centro de Hemodiálise instalado em Água Boa proporcionaria agregar novo serviço, beneficiando pacientes daqui e da microrregião.

Segundo o Dep. Dr. Eugênio, 3 razões técnicas foram apontadas pela prefeitura para rejeitar a verba de R$ 2 milhões. Porém, as 3 razões seriam justamente cobertas pela própria execução do projeto.
O deputado tentou até o fim mudar a decisão do prefeito Maurão, para não perder os recursos nesse ano.

Os 3 motivos apontados tecnicamente: ausência de um centro de tratamento de água; exame de taxa de filtração; ausência de UTI, que hoje tem a garantia do governo de permanecer após a Covid.
O Centro de Hemodiálise aqui beneficiaria indiretamente o comércio local, já que as pessoas da região teriam acesso ao tratamento em nossa cidade.

Encurtaria distâncias para quem hoje se desloca de Querência, Canarana e Bom Jesus do Araguaia para Barra do Garças.

Veja abaixo os documentos do convênio e vídeo com mas informações.
Imprimir