Imprimir

Imprimir Notícia

02/12/20 às 08:55 | Atualizada: 02/12/20 às 09:03

MDB de Carlos Bezerra tem maior votação na disputa em Mato Grosso

Com a reeleição de Emanuel Pinheiro no segundo turno em Cuiabá, o MDB é o partido que controla o maior eleitorado nos 49 municípios com mais de 10 mil eleitores e que somam 1.853.786 (80%) dos 2.317.102 votos dos mato-grossenses.

Os emedebistas venceram na Capital, Várzea Grande, Primavera do Leste, Água Boa, Diamantino, Chapada dos Guimarães e Paranatinga.

Em segundo lugar, o Solidariedade e, na sequência, PSDB, DEM, PSB, PDT, Podemos, Cidadania e Republicano.

Os emedebistas do cacique Carlos Bezerra administrarão Cuiabá e outros seis municípios, que somam 648.898 eleitores.

Em Cuiabá, o partido reelegeu Emanuel Pinheiro; em Várzea Grande, ganhou com Kalil Baracat; em Primavera, Léo Bortolin se reelegeu; em Água Boa, com Mariano Kolankiewicz, o MDB conquistou a prefeitura do município, pela primeira vez; em Diamantino, Manoel Loureiro Neto desbancou o pedetista Eduardo Capistrano, que tentou a reeleição; em Chapada dos Guimarães o vice-prefeito Osmar Froner derrotou a prefeita Thelma de Oliveira, que é uma das referências do tucanato mato-grossense; e, em Paranatinga, a terra do cacique Bezerra, Marquinhos do Dedé se reelegeu.

Puxado por Zé Carlos do Pátio, que se reelegeu em Rondonópolis, o Solidariedade administrará também Rosário Oeste, São José dos Quatro Marcos e Araputanga.

Juntos, esses municípios somam 194.935 eleitores.

O terceiro melhor desempenho foi dos tucanos, que venceram em cinco municípios, que, juntos, somam 194.388 eleitores.

A principal prefeitura conquistada é a de Tangará da Serra, com Vander Masson, que é suplente de deputado federal; e a segunda, é Sorriso, onde se reelegeu Ari Lafin.

Chico Gamba venceu em Alta Floresta. Seluir Peixer Reghin conquistou Aripuanã e, em Nobre,s Leoncir Hanel se reelegeu.

O Democrata conquistou 10 das 49 prefeituras, cujos municípios somam 160.260 votos.

Em Juara, com Carlos Sirena, o partido ganhou sua prefeitura mais importante.

A bandeira do DEM está hasteada também em Poconé, Canarana, Querência, Nova Olímpia, Nossa Senhora do Livramento e Guarantã do Norte, onde reelegeu os prefeitos; e Brasnorte, Matupá e Pedra Preta, onde Nelson Orlato voltou ao poder após 26 anos do término do seu segundo mandato de prefeito no município.

Liderado pelos deputados estaduais Maxi Russi e Dr. Eugênio, o PSB venceu em Cáceres, com a atual vice-prefeita Eliene Liberato; Jaciara, com Andreia Wagner; Nova Xavantina, com João Bang; e, em Alto Araguaia reelegeu, Gustavo Melo.

Os quatro municípios, que serão administrados pelo partido, somam 112.149 eleitores. Andreia é mulher de Max Russi.

Os pedetistas venceram em Poxoréu com o reeleito Nelson Paim; em Barra do Bugres e Campo Verde, que, juntos, somam 67.746 eleitores.

O Podemos ganhou em Juína, com Paulo Veronese; Comodoro e São José do Rio Claro; os três municípios somam 57.625 eleitores.

O Cidadania venceu em Lucas do Rio Verde, com o ex-vice-prefeito Miguel Vaz. O município tem 46.130 eleitores.

E o Republicano reelegeu Alcindo Barcelos em Pontes e Lacerda, que tem 30.438 eleitores.
Imprimir